ARMAGEDDON METAL FEST – 2º
EDIÇÃO
(ExpoVille, Joinville/SC –
01 de Junho de 2019)
E não é que Joinville, uma das maiores e
mais lindas cidades de Santa Catarina se tornou capital do Metal no primeiro dia deste mês de junho? Aliás, Santa Catarina
está se tornando um polo centralizador de grandes e ótimos festivais de Metal no Brasil. O que antes era prática
em Minas Gerais e que um dia também foi em São Paulo agora está tomando forma
no estado do sul do país, inúmeros festivais, a maioria deles com mais de um
dia e área de camping, no melhor
estilo europeu da coisa toda e, apesar de ter acontecido em apenas um dia, o
ARMAGEDDON METAL FEST também seguiu o padrão de excelência praticado no estado.
Eu, como paulista recente aqui no sul, morei no sudeste a vida toda não tinha
ainda me dado o prazer de visitar um desses festivais do sul e olha, fiquei de
cara!
 |
VIOLENT CURSE e membros da imprensa em coletiva (Heavy Metal Online, Toca do Shark e Underground Extremo) |
A estrutura do complexo de eventos
ExpoVille, além de uma área externa enorme também tem um salão indoor gigantesco onde a organização de
AMF estruturou uma pequena e modesta área de alimentação na entrada, depois das
escadas (com escada rolante e elevador para todos terem acesso garantido) vinha
a área onde foram montados os stands
de merchandising das bandas e
apoiadores do evento, o que acabou virando uma área super gostosa de convívio
onde você poderia trombar com os músicos das bandas presentes no evento
atendendo os fãs para fotos, autógrafos, bons papos, sem estrelismos ou
qualquer tipo de empecilho. À esquerda dali tinha a área de imprensa e os
camarins, pra depois vir o salão fechado onde o ‘coro ia comer’, com espaço de
sobra para dois palcos grandes posicionados lado a lado, fazendo assim com que
as trocas de bandas fossem bem mais ágeis. Em mais de 20 anos rodando a cena,
nunca vi uma troca de bandas tão rápida num festival, não ultrapassavam os 5
minutos entre o fim de um show e o começo de outro, ao menos na maior parte do
festival, falaremos sobre isso depois.
O atendimento aos profissionais de imprensa
também foi dos melhores e mais atenciosos que já vivenciei, mas, passado o
momento dos elogios, vamos ao som, que é o que realmente importa.
 |
VIOLENT CURSE |
Pontualmente às 14hs a primeira banda
começou a tocar, o VIOLENT CURSE de São Bento do Sul/SC começou o evento com ‘a
faca nos dentes’, destruindo tudo e deixando todos de boca aberta, o power-trio destrinchou seu Speed Metal blasfemo durante os
primeiros 25 minutos do festival, deixando bem claro que este seria um dia
matador!
 |
Mizuho Lin (SEMBLANT) |
Sem nem um pingo de atraso o SEMBLANT de
Curitiba/PR tomou a audiência de assalto com seu Dark/Gothic Metal sem choradeira, de altíssimo nível!
 |
SEMBLANT (cred. Kallyna H. Gomes) |
Às 15 horas subiu ao palco a banda paulista
instrumental HUEY, mas essa foi a única que perdi o show, pois estava na área
de imprensa entrevistando alguns artistas, esse era o ‘problema’ da agilidade
de troca de bandas, problema pra nós da imprensa, o público só saiu ganhando
com isso.
 |
Dane El (HUEY) (cred. Kallyna H. Gomes) |
Faltando 10 minutos para as 16hs e com um
ligeiro atraso devido à regulagem de som e retorno no palco (isso foi um ponto
negativo em alguns shows que notei, a equipe de som presente entre os palcos
deu umas mancadas bem feias) veio a primeira das mais aguardadas, os ‘duendes’
do TUATHA DE DANNAN que estão promovendo o novo álbum “The Tribes of Witching
Souls” numa turnê nacional sem descanso. Devido aos atrasos iniciais para
regulagem de som o set curto ficou
mais curto ainda, mas lavaram as almas dos fãs com os clássicos ‘Believe, it’s
True’ e ‘Tan Pinga Ra Tan’, além da nova ‘The Tribes of Witching Souls’(que
teve problemas de equalização) e uma do primeiro play gravado a exatamente 20 anos, ‘Us’. Mas é claro que com o
corte de set ficou faltando o hino
máximo ‘Finganforn’, imperdoável, mas compreensível, foi um belo show que deixou os catarinenses com
gostinho de quero mais e portas abertas pra banda voltar à cidade em breve.
 |
TUATHA DE DANNAN (cred. Kallyna H. Gomes) |
Com 10 minutos de diferença do ‘running order’ oficial a banda de Black Metal BLACKMASS de Cascavel/PR
adentrou ao palco com toda fúria contida para espalhar a praga sonora no
recinto, com o público nas mãos assim como foi o show do TUATHA tracei uma
linha imaginária de luz e escuridão ladeadas e igualmente saudadas pela
audiência, foi interessante de ver enquanto a banda desfilava seus hinos de
guerra ‘Rising Suphur’, ‘Wrath of Legions’ e encerrou com ‘Nemesis’.
 |
BLACKMASS (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
FLESH GRINDER (cred. Kallyna H. Gomes) |
Sem descanso pros ouvidos e pescoços a
plateia recebeu a ‘nojeira sonora’ dos ‘pratas da casa’ FLESH GRINDER
exatamente às 17:15 com ‘Crematorium’ da clássica demo-tape de 1994 e seguiram com ‘Embolia’, ‘Granulomatous Inflammation
With Elliptical Macrophages’ entre outras tantas mais escatológicas.
 |
SYMMETRYA |
Mais alguns papos com outros grandes nomes
evento afora consegui ver um bom pedaço do show
da banda que cunhou o hino do festival, também de Joinville, o SYMMETRYA
pratica um Power Metal de respeito
que deixou todos que não a conheciam de boca aberta, com direito a um tributo a
RONNIE JAMES DIO, quando executaram ‘Heaven and Hell’ a banda ainda
impressionou com sons próprios como ‘Something in the Mist’ baseada em obras de
STEPHEN KING e até ‘Sins of Suicide’ que trouxe um belíssimo solo de baixo de
Felipe Moreira de apenas 18 anos, mas o fogo pegou mesmo no final quando
chamaram ao palco o vocalista da banda ZOMBIE COOKBOOK Lucas (a.k.a. Dr. Stinky) para executarem o
hino do festival intitulado ‘Armageddon’ ao qual foi gravado para um futuro
clipe.
 |
THE SECRET SOCIETY |
 |
(cred. Kallyna H. Gomes) |
A próxima banda sim me impressionou de
maneira positiva, THE SECRET SOCIETY é um trio de Curitiba/PR que executa um
som que me lembrou as grandes bandas de Gothic
Rock dos anos 80 com a fúria do Metal
dos anos 90, uma cruza de THE MISSION ou ECHO & THE BUNNIMEN com DANZIG,
T.S.O.L. e MY DYING BRIDE, sei lá, muito interessante mesmo, procurem.
 |
THE MIST (Korg) |
Agora, por volta das 19hs era a vez da
primeira banda a entrar no palco já com ‘o jogo ganho’, os veteranos do THE
MIST direto de Minas Gerais trouxeram ao palco catarinense ninguém mais ninguém
menos que duas lendas vivas, Wladimir Korg (a voz do CHAKAL) e Jairo Guedz (a
guitarra original do SEPULTURA) e que carisma! Que talento e, mais importante
que tudo isso, que simpatia desses caras! A plateia delirava ao ver a cabeça do
espantalho nas mãos de Korg que vociferava hinos no microfone como se não houvesse
amanhã! Desfilaram ali diante nós ‘A Step Into Dark’, ‘Hate’, ‘Phantasmagoria’
entre outras que deixaram muitos marmanjos com os olhos mareados de verdade.
 |
Jairo Guedz (THE MIST) |
Mas nem por isso tivemos descanso, dali por
diante era clássico atrás de clássico e também começaram a aumentar os atrasos
entre as bandas o que as faziam cortar uma ou duas canções do set list, o que foi o caso dessa que,
sem sombra de dúvidas foi uma das três mais aguardadas do festival todo, direto
do Rio de Janeiro, os reis do Metal-Maloca,
GANGRENA GASOSA e sua macumbaria
desenfreada! Começaram o esculacho direto com ‘Se Deus é 10, Satanás é 666’ com
o público enfeitiçado, foi quando eu notei que TODO MUNDO literalmente perdeu a
linha, até as garotas mais comportadas que sempre vão acompanhando seus
namorados desceram do salto e se jogaram nas rodas de mosh sem medo de nada, os caras mais ‘na deles’ também se
entregaram àquela orgia de suor e cerveja enquanto a banda mandava seus hinos
‘Quem Gosta de Iron Meiden Também Gosta de KLB’, ‘Eu não Entendi Matrix’, e
meteram o pau nos governistas conservadores antes de tocarem ‘Fiscal de Cú’ do
mais recente álbum de 2017,enquanto a plateia se matava jogando pra cima duas
boias de piscina e bolas infláveis (de onde vieram essas coisas? Quem traz isso
pra um show de Metal?) seguiram com
‘Black Velho’ e ‘Headbanger Voice’ com tacadas diretas nos idiotas que governam
(?) nosso país e encerraram com dois petardos insanos ‘Centro do Pica-Pau
Amarelo’ e ‘O Saci’, tudo isso regado à muitos banhos de pipoca como manda a
tradição atual que substituiu as antigas farofas podres dos velhos tempos, Que
Espetáculo!

 |
GANGRENA GASOSA (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
Platéia no show do GANGRENA GASOSA dando um show à parte. |
E pra quê descanso se temos agora o show
comemorativo de 30 anos do disco “Brasil” com o RATOS DE PORÃO?
 |
Jão,Juninho e Gordo - R.D.P. (cred. Kallyna H. Gomes) |
E mais rodas gigantescas se formaram
jogando aquelas boias e bolas infláveis pra cima enquanto o RPD desfilava
aqueles hinos que infelizmente nunca ficam datados, pois três décadas depois
nosso país ainda vai de mal à pior nas mãos dos mesmos picaretas de sempre,
muitas vezes lembrados por Gordo e Jão nos microfones, ataques diretos ao
(des)governo entre as letras de ‘Amazônia Nunca Mais’, ‘Retrocesso’, ‘Aids,
Pop, Repressão’, ‘Farsa Nacionalista’, ‘Traidor’ entre todas aquelas que você
já conhece bem.
 |
RATOS DE PORÃO |
Ali não tinha arregão,
entre a bandeira do M.S.T. no cubo de baixo de Juninho e a bermuda FCK NZS de
Jão, Gordo se auto proclamava aquele que “...traiu o movimento, apanhou do Dado
Dolabella e se vendeu pro Edir Macedo...” botando alguns playboys em seus devidos lugares láááááá atrás do salão. Não foram
embora sem antes tocar ‘Sofrer’ e ‘Crucificados pelo Sistema’ ovacionados pela
galera em geral.
 |
SHAMAN (cred. Kallyna H. Gomes) |
Já eram mais de 22hs quando outro co-headliner tomou o palco ao lado,
SHAMAN em sua turnê comemorativa com a formação original tocando na íntegra os
dois primeiros álbuns, “Ritual” e “Reason”. A banda ficaria no palco pelas
próximas duas horas para deleite de seu fã-clube fiel executando primeiro o
disco “Reason” de 2005 na íntegra, dando um intervalo com vídeo biografia e
voltando para executarem o primeiro “Ritual” de 2002, mas também para desespero
da outra parcela do público que era grande e aproveitou esse tempo pra
transformarem os corredores laterais em dormitórios, as escadas em
arquibancadas e para tietarem seus
ídolos nas barracas de merchandising
ou simplesmente fumar lá fora. Devido aos comentários contrários que ouvi por
lá, notei que seria mais acertada a escolha de botar o SHAMAN para encerrar o
festival, assim quem não quisesse ver iria pra casa, mas enfim, é vida que
segue e festival que prossegue, com os clássicos do SHAMAN tocados
excelentemente como ‘Turn Away’, ‘Reason’, ‘Trail of Tears’,’Here I Am’, ‘Fairy
Tale’ e ‘Ritual’. Este seria o penúltimo show do SHAMAN e de André Matos que,
infelizmente, faleceu exatamente uma semana depois deixando o lado Headbanger do país todo perplexo com a
perda repentina. Fica aqui nossas condolências aos fãs de André Matos.
 |
André Matos (SHAMAN) brilhando pela penúltima vez em palco.(cred. Kallyna H. Gomes) |
A banda principal do festival, os gregos do
ROTTING CHRIST, entraria no palco com mais de vinte minutos de atraso (graças
as mancadas do som), mas vieram com um público bem reduzido (creio que os fãs
do SHAMAN foram embora), mas ainda sim executaram um belo espetáculo profano e
sonoro tocando entre tantas, ‘Fire, God & Fear’, ‘Societas Satanas’ e ‘The
Sign of Evil Existance’ e ‘Non Serviam’ no bis.
 |
ROTTING CHRIST |
Agora colocar mais duas bandas depois dos headliners foi um tiro no pé e as bandas
que pagaram o preço, um preço alto para um nome tão forte no sul quanto o do
MOTOROCKER que entrou no palco 01:40 com menos de 100 pessoas para vê-los,tinha
muito mais gente sem fazer nada lá fora, total descaso por parte do público
também, decepcionante, a banda tava com ‘sangue nozóio’, muita fúria no palco tocando seus clássicos ‘Acelera e
Freia’, ‘Blues do Satanás’, ‘Igreja Universal do Reino do Rock’ e ‘Vamo Vamo’,
mas assim que tocaram uma das mais novas ‘Para Raio de Encrenca’ o técnico de
som da mesa ao lado do palco simplesmente os mandou pararem de tocar sem mais
nem menos, deixando o vocalista totalmente sem graça de anunciar ao seu público
fiel que nem ele sabia que era o fim do show que ainda tinham alguns clássicos
a serem executados, total falta de respeito daqueles que se dizem profissionais
do som com a banda.
 |
MOTOROCKER |
Aí meus amigos, ‘a Inês já era morta’, às 02:25 da madrugada, com uns 30
gato-pingados os equatorianos do TOTAL DEATH encerraram melancolicamente esse
festival que expeliu profissionalismo, alegria e fúria em quase sua totalidade,
reconheço que merecia um final mais à altura do que foi o dia todo, mas os
atrasos acontecem mesmo, problemas técnicos também, o que deixou a desejar
mesmo foi o próprio público que sumariamente ignorou as duas últimas bandas,
preferindo ficar lá fora bebendo, fumando e jogando conversa fora ao invés de
assistirem as derradeiras bandas, que são extremamente talentosas e
profissionais, o MOTOROCKER de Curitiba/PR com seu Rock And Roll pesado e o TOTAL DEATH do Equador com seu Death Metal atmosférico (que está
excursionando com o ROTTING CHRIST pela América do Sul).
 |
TOTAL DEATH (cred. Kallyna H. Gomes) |
Mais uma vez agradeço e parabenizo aos
organizadores do ARMAGEDDON METAL FEST nesta segunda edição em Joinville/SC
lhes desejando sucesso para que tenhamos mais e mais edições nos vindouros
anos.
 |
ROTTING CHRIST (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
TOTAL DEATH
|
 |
SHAMAN (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
SYMMETRYA |
 |
TOTAL DEATH
|
 |
SYMMETRYA (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
THE SECRET SOCIETY (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
SEMBLANT (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
RATOS DE PORÃO (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
HUEY (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
GANGRENA GASOSA (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
BLACKMASS (cred. Kallyna H. Gomes) |
 |
ANDRÉ MATOS (eternizado por Kallyna H. Gomes) |
Fotos:
Kallyna Halanna Gomes (quando creditado) (AMF) e Alexandre WildShark (Toca do
Shark)
Descaso do público com as últimas bandas? Descaso foi de quem organizou a ordem, deixando duas bandas após os headliners. Era mais que provável que isso aconteceria. Até porque, ninguém é obrigado a assistir aquilo que não é chegado. Esperamos que na próxima edição isto não aconteça.
ResponderExcluir