Há exatamente 15 anos atrás era lançado o tão aguardado disco da reunião da formação original do KISS!
"Psycho Circus" era o primeiro disco que trazia os 4 mascarados originais (ao menos na capa) desde 1980 quando lançaram "Unmasked" e isso gerou uma expectativa acima da média naqueles deprimentes anos 90.
Tudo começou nas famosas KISS EXPO nos idos de 94 e 95 quando Gene Simmons e Paul Stanley, no auge da carreira sem máscara, curtindo a ressaca de "Revenge" e "Alive III" começaram a convidar vez por outra Peter Criss ou Ace Frehley a participarem destas enormes convenções para fãs. Com esses encontros esporádicos surgiram os boatos de uma reunião da formação original com maquiagens e tudo o mais, como nos 70's. E eis que em 1995 a MTV anuncia um show do KISS no seu programa de sucesso "MTV Unplugged" e nesta data eles 4 finalmente se reuniram num enorme sucesso que rendeu no ano de 1996 o anúncio da tão falada tour de reunião e no ano e meio seguinte eles tocaram e idealizaram o disco que viria a ser lançado no dia 22 de setembro de 1998.
11 dias depois eu já estava com o meu tão sonhado e aguardado "Psycho Circus" importado e com a capa em 3D nas minhas mãos.
Ouvi tanto esse play que decorei cada, nota, cada frase, cada palavra, cada letra, cada suspiro de cada canção.
Todos sabem qual é o play-list, mas eu vou falar o que eu acho sobre:
1 - 'Psycho Circus' a faixa título abre o disco com uma musiquinha de realejo, aquelas que lembram mesmo um circo de horrores e meu, que espetáculo vem à seguir com Paul Stanley a plenos pulmões, nos arrepiando com sua bela performance, inclusive ao vivo.
2 - 'Within' traz o demônio à tona e Gene tenta recriar aquele clima soturno que só ele sabia fazer. Na turnê 'Psycho Circus Live 3D Tour' essa música tomou o trono de 'God of Thunder' e fazia Gene voar e vomitar sangue, mas não funcionou nas próximas tours, voltando 'God of Thunder' ao seu posto que vez por outra cedia lugar a 'I Love it Loud' também.
3 - 'I Pledge Allegiance to the State of Rock and Roll' é uma maravilha onde Paul jura eterna devoção ao Rock and Roll bem ao estilo americano de patriotismo, mas aqui o estado é bem mais viável. Puta som, Puta performance do Starchild!
4 - 'Into the Void' trouxe diretamente do espaço de volta o nosso guitarrista-espacial predileto, Space Ace cantou como antigamente e esta se tornou a faixa que ele usou no seu vôo espacial ao vivo, no lugar de 'Shock Me' durante a turnê. Digna de nota.
5 - 'We Are One' é a mais radiofônica das faixas deste play. Com Gene Simmons cantando a bela melodia que honrava a máxima dos "4 que são 1", unindo Demon-Starchild-Space Ace e Catman na unidade KISS de força, como nos quadrinhos que foram lançados inspirados nesta saga. Vale muito a pena ter esta canção no seu playlist do dia-a-dia.
6 - 'You Wanted the Best' aquela famosa frase que todo Kissero sabe de cor virou um outro hino desta fase, sendo louvável justamente pelo fato de que tem os 4 cantando juntos e anos depois ficamos sabendo que esta foi a única canção que os 4 gravaram juntos neste disco. Sim, mais pra frente eu conto essa.
7 - 'Raise Your Glasses' é outra que me emociona. Esse disco poderia ser uma espécie de álbum conceitual sobre auto-ajuda ou autoestima Kissera, afinal, as letras estão de matar e as interpretações também, principalmente se tratando de Paul Stanley.
8 - 'I Finally Found my Way' foi a tentativa de Peter Criss repetir o sucesso de 'Beth', claro que isso nunca aconteceria, mas não deixa de ser uma bela balada emotiva ao piano com o impecável vocal do Gato que já não tocava mais como antes, mas sua voz, superava esses pormenores físicos.
9 - 'Dreamin' foi a polêmica do disco. Composta por Stanley e Bruce Kulick (ex-guitarrista da banda, como todos sabem) ela foi acusada de ser uma espécie de plágio de 'Eighteen' de ALICE COOPER, mas, apesar de tudo, eles se acertaram na surdina, o KISS e tia ALICE e deixaram a imprensa sensacionalista no vácuo e os fãs com mais uma bela canção interpretada genialmente por Starchild.
10 - 'Journey of a 1,000 Years' fecha o disco com uma canção não muito comum para Gene interpretar. Cheia de reflexões e indagações filosóficas, ela é atmosférica e parece que te leva mesmo à uma jornada por dentro da alma do cara por trás da máscara de demônio mais famosa do mundo.
Encartes das duas edições, acima a original e abaixo a nacional com capa simples. |
as únicas que contou com os 4 juntos foram 'You Wanted the Best' (com Peter somente nos vocais, deixando os tambores para Kevin) e 'Into the Void' de Ace Frehley que fez questão de ter o amigo de longa data nos tambores, talvez isso explique tudo.
![]() |
Encarte da Mcfarlane Toys que vinha juntamente com os bonecos inspirados nas HQs do disco. |
O disco ainda foi lançado no Brasil no ano seguinte nas vésperas do show do KISS em Interlagos/SP (que ocorreu na fria noite de sexta-feira 17 de Abril de 1999) numa edição exclusiva pro país, dupla, ela vinha com um CD extra com 6 faixas gravadas em dezembro de 98 em Indianápolis, uma pequena amostra do que os brasileiros poderiam esperar deste show, mas a capa que era a mais legal veio simples pro nosso país, sem nenhum efeito de 3D. Brasil sempre ficando pra trás.
"Psycho Circus" gringo e nacional. |
Disco bônus na edição brasileira. |
O disco contou com a produção de Bruce Fairbairn que veio a falecer no ano seguinte exatamente um mês após o show no Brasil, 17/05/99 de causas não divulgadas.
Goste você ou não deste disco lançado ainda pela Mercury/PolyGram que seria comprada em 1999 pela Universal Records, temos que admitir que ele tem um lugar especial na discografia desta instituição artístico-finaceira chamada KISS e um especinho também exclusivo nas prateleiras do KISS ARMY e seus soldados, ainda mais os brasileiros, pois foi este disco que trouxe a formação original pela única vez ao Brasil.
Parabéns "Psycho Circus" pelos seus 15 anos de sucesso, parabéns KISS ARMY!
Memorabília da época do show no Brasil |
![]() |
Box limitado da época com VHS, óculos 3D e CD extra. |
![]() |
CDs, full-lenght e singles, várias versões. |
MUITO BOM ESTE ALBUM DO KISS E MELHOR AINDA FOI O SHOW 3D QUE PRESENCIEI NO AUTODOTROMO DE INTERLAGOS
ResponderExcluir