Era uma questão de honra para mim entrevistar Jack Santiago, um artista ímpar no cenário nacional, um frontman e cantor de primeira, o vocalista completo que qualquer boa banda sonharia em ter. O conheci pessoalmente por volta de 2002 mas não entrevistei ele na época, apenas conversamos um pouco nos camarins da saudosa Led Slay em São Paulo. Anos depois nos cruzamos no facebook e eu bem que tentei fazer uma entrevista on line com ele mas não dava certo nunca, mas, surgiu uma luz no fim do túnel chamada "Super Peso Brasil" e desta feita ele não me escaparia e assim foi, em menos de 10 minutos demos uma 'varrida geral' na carreira de Mr Jack Santiago!, Veja à seguir:
Entrevista realizada em 8 minutos durante o evento “Super Peso Brasil”, realizado no
Carioca Clube em São Paulo no dia 09/11/2013, pouco antes do show do SALÁRIO
MÍNIMO que contaria com a participação especial de Jack Santiago.
TOCA DO
SHARK: Vamos começar a revisitar sua carreira ao contrário, de hoje pra atrás.
Atualmente você mora em Santa Catarina, não mais em São
Paulo. Você tem alguma banda ou projeto engatilhado por lá?
JACK SANTIAGO: Sim, moro em Santa Catarina atualmente e na
verdade eu estava tentando reavivar uma banda aí, mas vamos dizer que
atualmente eu estou com uma parceria com a banda MISTER TWISTED, uma banda de
covers muito boa que tocam PICTURE entre outras, banda muito boas e estamos fazendo músicas do
HARPPIA também.
TS: Vocês vão fazer material próprio, algo inédito?
JACK: Então, estamos conversando sobre isso, pra ver se vai
haver essa parceria, pois eu gostaria muito de reavivar aquelas canções minhas
de 2000 como ‘Metal pra Sempre’, ‘Vampiros’ e ‘Medo da Escuridão’.
TS: E o PROJECT DRAGONS, você gravou uma música com eles,
‘Não Haverá Outro Amanhã’ e ficou nisso. Era um projeto de uma música só,
não teve um futuro, o que rolou?
JACK: Na verdade, o Gabriel Fox é um fã que se tornou um
amigo meu, um grande chapa mesmo, até falei com ele hoje antes de vir pra
Sampa. A banda dele, o PROJECT DRAGONS continua, mas ela é uma banda mais
voltada pra músicas de anime. Depois
a gente montou o THELEMA que foi uma banda de curta durabilidade, tem algumas
coisas postadas aí na internet e agora eles têm o RED ROCKS.
TS: E você tem algum material composto pelo HARPPIA da
época de 2000 pronto pra ser gravado?
JACK: Sim, tenho pelo menos umas 10 músicas daquela época
que pretendo ainda gravar, como as quais citei antes, ‘Vagando na Noite’ entre
outras...
TS: Aliás, qual seria a pronúncia certa do nome da banda?
HARPPÍA ou HÁRPPIA?
JACK: Pois é, do português correto seria Harppía, porém no nosso dicionário metálico é HÁRPPIA mesmo (risos)...
TS: Voltando a falar dessa época do HARPPIA, vocês
ficaram cerca de 3 anos na estrada entre 2000 e 2003 fazendo vários
shows, inclusive abrindo o show do GRAVE DIGGER até que surgiu o entrave
dos direitos do nome da banda com o ex-baterista Tibério (N. do R.: que desde
então até o presente momento segue com uma outra formação usando o nome)
e a banda parou, como ficou decidido esse lance?
JACK: Na verdade, os co-fundadores são eu e o Hélcio Aguirra
(guitarrista do GOLPE DE ESTADO e MOBILIS STABILIS), se alguém tinha direito
sobre alguma coisa eram eu e o Hélcio, quem deu o nome pra banda foi eu, numa
lista de 10 nomes que tínhamos ficou a minha sugestão, houveram brigas de ego,
hoje está tudo bem, eu sempre tive amizade com todo mundo, mas o que eu acho é o
seguinte: ‘O que é de alguém, é de alguém, pronto e acabou.’
As composições
sempre eram minhas ou do Hélcio, ele fazia as dele e eu as minhas, tanto que
‘Aqui na Terra’ que era do HARPPIA ele levou pro GOLPE DE ESTADO (última faixa
do primeiro disco de 1986). Houve uma questão jurídica sobre isso também e não
se chegou a consenso nenhum. Eu acho que eu fiz história, como cada membro da
banda também fez e é o que é, como eu sou o que sou, cada um tem o seu valor e
quem quiser tocar o HARPPIA toca o HARPPIA, se um dia me der na veneta de
montar um HARPPIA em Santa Catarina ou onde quer que for eu também vou montar,
se ficarem 2 HARPPIAs também não tem problema, mas na verdade no momento eu
estou mais interessado em fazer algo solo.

TS: Sobre os primórdios do HARPPIA, diz a lenda que o
selo Baratos Afins chamou vocês para fazerem parte do primeiro volume do “S.P.
Metal”, mas o Luiz Calanca (proprietário do selo e loja de mesmo nome) achou
que a banda era acima da média e resolveu que vocês iriam gravar um EP completo
ao invés de só 2 faixas pra coletânea, isso é verdade?
JACK: Sim, é verdade. A vaga era do AVENGER e passou a ser
nossa.
TS: As faixas instrumentais do disco “A Ferro e Fogo”,
‘Hárpago’ e ‘Incitatus’ eram pra ser instrumentais mesmo ou tinham alguma letra
e por algum outro motivo saíram assim? (N.
do R.: a pergunta pode parecer boba, mas vejam o encarte do disco, há algumas
linhas explicando os nomes mitológicos das faixas).
JACK: As faixas instrumentais eram instrumentais desde o
começo, são composições do Hélcio Aguirra e eu, particularmente achei na época
que era meio complicado ter muita música instrumental num EP, mas eu vejo que
já vinha dele as ideias do outro projeto que ele tem hoje só de música
instrumental (MOBILIS STABILIS). Eu queria que o nome do disco tivesse sido
“Salém”, mas o Hélcio fez tudo com mais rapidez e preferiu o título “A Ferro e
Fogo” e eu vejo hoje que tinha que sair daquele jeito que saiu mesmo.
 |
HARPPIA formação original com: Tibério Corrêa (bt), Helcio Aguirra (g), Ricardo Ravache (bx), Marcos Patriota (g) e Jack Santiago (v) |
TS: Hoje todo mundo sabe que a primeira banda a gravar um
disco de Heavy Metal no Brasil foi o STRESS, mas, que o primeiro grande hino do
Metal Nacional é realmente ‘Salém (A Cidade das Bruxas)’, o que você tem a
dizer?
JACK: Concordo. Foi uma música que eu fiz às 03:00 da manhã.
Abri um dos meus livros de Ciências Ocultas, eu tinha uma enciclopédia sobre o
assunto, abri, dei uma lidinha e saí escrevendo. Veio melodia, veio tudo e eu
também acho que é o grande hino do Metal Nacional, modéstia à parte, acho que a
música é muito inspiradora, ela traduz tudo o que a gente sente sobre o
assunto. Foi a primeira música que falou ‘naquela
pessoa maléfica’, no seu nome dentro da música, sem satanismo, sem nada do
tipo, no último verso eu ainda digo para que cada um ‘tire a sua própria conclusão’ e infelizmente, eu acho que só não
gosta dela aquelas pessoas que são ignorantes perante o discernimento do que é
o certo e o errado.
(Nota de Rodapé: Durante a execução deste clássico neste
mesmo dia e local com a banda SALÁRIO MÍNIMO, Jack fez questão de me avistar em
meio a numerosa plateia, cerca de 1000 pessoas, e apontar diretamente para mim
ao cantar a frase “...tire você mesmo a
sua própria conclusão...”, cheguei a arrepiar na hora, hehehehe)
TS: Voltando à atual situação do HARPPIA, você disse que
não tem ressentimento de ninguém, que está tudo em paz entre os membros, isso
ficou bem claro para nós fãs, durante o show do atual HARPPIA na Virada
Cultural de 2008 (em São Paulo), quando o Tibério chamou todo mundo da formação
original no palco, mais o vocalista Percy Weiss que o substituiu na banda nos
anos 80, para tocarem ‘Salém’ todos juntos. O que você tem a nos dizer sobre
aquele episódio?
JACK: Só faltou o Marcos Patriota (guitarrista da formação
original da banda). Pra ele é bem difícil, ele mora na Europa e tem uma posição
muito boa numa empresa multinacional e fica bem difícil pra imagem dele se
associar a uma banda de Metal até.
É bem complicado.
Mas foi legal aquilo que rolou, pois deu pra colocar ‘os pingos nos is’, reunir, aparar os egos de todo mundo, o meu, do
Hélcio, do Tibério, do Ravache e a gente voltar. Alguns outros pepinos surgiram
depois, talvez alguns pepinos eu sempre venha a ter com o Tibério, mas eu tenho
uma amizade com ele, ele toca HARPPIA, eu toco HARPPIA, a gente dividiu o estúdio
no “BRASIL HEAVY METAL” juntos, eu
dividi o palco com a esposa dele na guitarra, não tive problema nenhum com
isso, não tenho e não terei. Se ele me chamasse e eu estivesse em São Paulo eu
sempre iria atender. Só temos algumas divergências em relação à execução das
músicas, de composição e de como isso dever ser feito no palco, e só isso. Isso
nos mantém numa incompatibilidade de termos uma banda juntos hoje em dia. Mas,
independente disso eu desejo muita sorte e muito sucesso ao que o Tibério está
fazendo.
 |
Jack Santiago pouco antes da entrevista ainda do lado de fora da casa. |
 |
Pouco antes do show com o SALÁRIO MÍNIMO no "Super Peso Brasil" |
TS: Pra finalizar, o espaço é seu, alguma consideração
final?
JACK: Quero mandar um abraço pro Hélcio Aguirra, e dizer que
infelizmente nós até hoje não conseguimos realizar nosso projeto de Metal, que
era a nossa ideia. Mandar um abraço pro Ricardo Ravache (ex-baixista do
HARPPIA) e desejar sucesso pro CENTÚRIAS. Foi um prazer te encontrar aqui nesta
festa, estou muito emocionado de encontrar todo mundo e pra finalizar aquela
máxima: METAL PRA SEMPRE!
 |
Em ação no "Super Peso Brasil" em 2013 |
 |
Com o HARPPIA 10 anos antes (em 2003) abrindo um show do GRAVE DIGGER |
Fotos: Rogerio Seiji Kubometal, Alexandre Wildshark e divulgação.