domingo, 1 de janeiro de 2012

Projeto Coda 3: KORZUS- A Lenda viva do Metal Nacional!



  Em 1999 surgiram boatos de que o KORZUS, seminal banda da história do Metal Nacional viria tocar em Mogi Guaçú pela primeira vez, mas não pelas mãos da equipe do Coda e sim por terceiros, inclusive foi divulgado pelo próprio Korzus no extinto programa da TV Cultura 'Turma da Cultura' que sempre levava bandas para tocar lá ao vivo todo dia às 18hs e o Coda também divulgou, aliás todo mundo já esperava por eles na nossa cidade, mas nada aconteceu e até hoje não sabemos o porquê que o Korzus não tocou por aqui na época.

KORZUS (no camarim da Tempo Clube)

  Eis que em 2001, com o sucesso do show dos Velhas Virgens na bagagem Eduardo Maia e Williams Rogério se encontraram com Sílvio Golfetti (guitarrista fundador da banda e que hoje infelizmente esta fora da banda por problemas de saúde) em Mogi Guaçú mesmo para negociarem a vinda da banda pra essas terras e deu certo, em 31 de Março de 2001 (menos de 2 meses após o segundo Projeto Coda) o Korzus tocaria no Terceiro Projeto Coda para divulgar seu disco ao vivo 'Live at Monsters of Rock' gravado na última edição do festival no Brasil em 1998 e as bandas de abertura eram nativas da cidade mesmo e tinham um som similar à grande atração da noite, a saber, Insígnia, banda formada em 1999 sob o nome de Trendkill por Rafael (v) e Elery Gomes (bt), também contavam com Digão (bx) e as guitarras de Hudson (ex-D.B.T.) e Gustavo (irmão de Rafael que antes tocava baixo e agora assumira a guitarra com louvor) e a outra banda era o Collapse NR formada por Djamy (g), Tomás (bt), Marcelinho (bx) e Donegá (v).

Insígnia (Gustavo, Rafael, Elery, Digão e Hudson) ao vivo
  Essa foi a única edição do Projeto Coda do qual eu não participei ativamente nos bastidores no dia do show devido à uma dor de dente insuportável que me atacou no dia e quase me excluiu da platéia também, mas não, fui ao menos assistir, afinal ajudei a divulgar com empenho, inclusive levando o baterista do Insígnia Elery Gomes aos estúdios do meu programa 99 Rock Machine para uma entrevista uma semana antes do show, e queria ver de perto mais esse sucesso do Projeto Coda. No dia seguinte a minha cara estava deformada devido ao inchaço do meu dente, o que resultou em um belo canal na segunda feira, mas eu estava lá conferindo de perto.
  Por causa dessas e de outras não acompanhei bem os bastidores desta festa, só me lembro da entrevista deles na rádio para o Eduardo Maia que ouvi de casa mesmo,
Sílvio, Eduardo e Dick na Rádio

Korzus, dando entrevista ao vivo nos estúdios do Coda
de ter conversado um pouco com Silvio Golfetti que estava com uma camiseta belíssima do RUSH do disco 'Test for Echo' de 96 e ter cumprimentado o Dick Siebert (baixista e fundador do Korzus). Então resolvi recrutar o vocalista Rafael Bensi da banda Insígnia (que está voltando aos poucos à ativa depois de alguns anos parada) para nos falar um pouco das lembranças que ele tem daquela noite de sucesso do Projeto Coda e das bandas envolvidas:
 "Sobre o show do Korzus no Projeto Coda, posso dizer que são várias as lembranças legais, pois os caras foram super humildes com a gente (Insígnia) e com o pessoal do Collapse NR que também tocou naquela noite.
  Uma passagem legal que me lembro é que fiquei um bom tempo conversando com o Sílvio Golfetti sobre o S.P.F.C., pois ele é São Paulino roxo, assim como eu e debatíamos sobre o time e etc... mas o que mais marcou foram os elogios que recebemos dos caras no backstage quando terminamos nosso show, que foi relativamente curto. Lembro que o Rodrigo, batera do Korzus, elogiou muito nossa performance, dizendo que tínhamos muito potencial e que deveríamos continuar investindo e trabalhando pelo Metal Nacional. Ouvir esses elogios foi muito importante para o Insígnia, pois continuamos por mais alguns anos tocando, mesmo com todas as dificuldades que sempre encontramos. As histórias ilícitas vou deixar de lado, pois o blog é sério e de respeito...kkkkkkkkkk...
   O Projeto Coda foi, sem dúvida, uma iniciativa de caras que sempre batalharam pela música  pesada e nesse sentido, reafirmo meu respeito e agradecimento à toda equipe do programa que  se tornou um clássico na região!!!! Hail!!!!"
Rafael Bensi (vocal da banda INSÍGNIA)
Rafael Bensi


  Dada essas considerações do Rafael, um grande fã de Black Sabbath que era um membro fixo daquela turma que falei lá no primeiro e segundo posts, que visitava o Coda com a gente quase todo fim de semana, afinal o Rafael morava bem perto da Rádio naquela época, eu me lembro de ter ficado impressionado com a precisão cirúrgica das 'paradinhas mortais' no meio dos sons da banda pro Pompeu (vocalista da banda) atiçar a galera com stage divings matadores além do tradicional 'wall of death' que ensandecia a platéia numerosa que pintou na casa naquela noite (abaixo das expectativas e abaixo da bilheteria anterior, mas mesmo assim bem numerosa e insana) que ia de velhos Headbangers até novos rockers da geração grunge, de velhos e novos Punks até playboys e patricinhas curiosas e bem vestidas, imagina a miscelânea? 

Korzus com Integrantes das bandas Insígnia e Nervous com o Collapse ao fundo

presença constante nos shows do Coda

Do lado de um casalzinho bem vestido e comportados passava um cara de moicano empinado ou um velho headbanger arrebentado que acabou de pular do palco no meio da galera, tudo na mais perfeita harmonia, esse é um ponto que vale ressaltar, em todos os Projetos Coda não me lembro de haver nenhum tipo de estranhamento e violência nem dentro nem nos arredores da casa, o que nós sabemos que é normal, mas para a maioria das seres humanos é incabível em um show de som extremo como esses.
  Resultado financeiro e de bilheteria, como eu já falei, abaixo do esperado, mas nada que fizesse os mentores desistirem do Projeto, apenas deram um tempinho maior pra organizar outro, que seria o maior de todos em termos de tamanho físico e artístico, espere o próximo post e surpreenda-se...






3 comentários:

  1. Desculpem os erros ortográficos, escrevi na correria meu depoimento e nem conferi....kkkkkk, foi mal galera!!!! Hailll

    ResponderExcluir
  2. Cara, parabéns pela matéria, sensacional! Acho mto foda relembrarmos a história do Rock Regional. Tanto que toda sexta to colocando material oldschool no Rock Now tbm.

    Abraço,
    Lucão (Rock Now/Slasher)

    ResponderExcluir
  3. Rafael, você é um brother das antigas e tem aval pra errar, o que importa aqui é o saudosismo saudável e as histórias de mesa de bar que temos pra contar.
    E Lucão, legal seu apoio, fiquei feliz em saber que vcs tão de olho, abraços e continue espiando que em breve teremos mais.

    ResponderExcluir