sábado, 1 de março de 2014

WAGNER ANARCA - Um dos Heróis do Som Pesado oitentista de SP!


  Há cerca de 35 anos surgia uma cena gigantesca em São Paulo que rendeu muitos frutos, era a turma do ROCK PAULEIRA, que com o tempo ficou conhecida como Heavy Rock ou Heavy Metal paulista.
  Muitas das bandas gravaram e suportaram sacrifícios incríveis pra se manterem na ativa, como o KORZUS, outras acabaram mas voltaram nos últimos anos como CENTÚRIAS mas algumas se tornaram Cults, pois foram importantíssimas para a cena, mas acabaram ficando pelo caminho e com no máximo 1 único registro, como o KARISMA e a banda que iremos abordar nesse post, o ANARCA que, capitaneada pelo guitarrista Wagner Anarca, teve várias formações e se sustentou por praticamente uma década, com um EP, um disco duplo ao vivo (pioneirismo) e uma participação modesta na mítica coletânea "São Power".
  Após toda essa jornada Wagner Anarca arrumou suas malas e foi embora para os Estados Unidos tentar a vida de músico por lá, onde desenvolveu seu talento para os desenhos, lançando alguns livros sobre o assunto e acabando tudo em pizza, como ele mesmo diz, abrindo uma pizzaria por lá. Nessa entrevista ele conta tudo e um pouco mais sobre o ANARCA e sobre GOD'S GIFT, sua banda nos E.U.A. .


  TOCA DO SHARK: Em retrospecto, faça uma pequena biografia do ANARCA.
WAGNER ANARCA: Minha jornada artística iniciou com 3 anos de idade desenhando e rabiscando o tempo todo...( fora os piões, perna de pau, bater figurinhas, pipas e bolinhas de gude...)
  Cantarolava as musicas da Jovem Guarda com meu pedestal de vassoura e anéis de papel em todos os dedos...
  Meu primeiro show inesquecível foi ver o MADE IN BRAZIL com o show “Jack, O Estripador”...incrível ver a batera do Fenilli dentro de um canhão, baixo estrela brilhando do Oswaldo, vocal impressionante do Percy e a gold top Gibson do monstro  Kim... foi ai que decidi tocar ROCK!!!!
  Eu e o Lucio Zapparoli sonhamos e montamos a nossa primeira banda, OPCAO, que só ficou nos ensaios, depois formamos a banda SHOCK e tocamos em colégios e faculdades...então Lucio montou o SANTA GANG e eu o ANARCA em 1979.
 
Cartazes de inúmeros shows históricos do ANARCA
T.S.: De onde veio o nome ANARCA, tem alguma ligação com a corrente Anarquista (sócio-politica) ou era coisa de adolescente?
ANARCA: Eu tinha 3 LP’s , “Jack...” do MADE, NEW YORK DOLLS e SEX PISTOLS, com a influencia dos contos de Tolstoy mais uma paixão antiga “ANA”+ ROCK surgiu o nome ANARCA em 1979, com o intuito de tocar qualquer tipo de musica, pois na época já curtia alem do Punk, a musica clássica, jazz e chorinhos.

T.S.: Muitos músicos importantes para a cena nacional passaram pela banda. Teria algum que você destacaria como ‘pedra fundamental’ do som da banda ao seu lado?
ANARCA: Tenho um carinho e sempre agradeço todos meus amigos de coração, sem nenhuma excessão: Lucio, Jr, Dalam, Doni, ZO, Carlinhos, Caca, Kako, Fabião, Sergião, Leopoldo, Régis, William, GG, Ulisses, Tom, Willie, Derek e Zingo( e um ensaio com o MADE antes e vir para os E.U.A., que sempre guardei com carinho aqueles momentos).
 
Wagner cercado de amigos no projeto "Tributo ao Rush & Vinnie Moore"
T.S.: Existe algum com quem você gostaria de ter tocado mas não rolou?
ANARCA: Queria ter tocado com todos músicos e amigos da época....mas sei que tenho muitas chances de honrar este sonho agora..ahahaha

T.S.: Porque a discografia do ANARCA se resume ao compacto e ao álbum duplo ao vivo e não teve nenhum de estúdio?
ANARCA: Na época vi que não haviam lançado um LP ao vivo no Brasil e como o custo era bem mais legal optei por gravações ao vivo, pois estúdio custava muito e o som dos instrumentos ainda era muito precário para um som de Rock, pois a guitarra deveria ser gravada limpa e depois colocavam distorção, o que não tinha cara de Rock...


T.S.: Há alguma chance daquele disco ser relançado algum dia (seja em CD ou vinil)?
ANARCA: Já foi lançado sim... aqui nos E.U.A.
  O CD se chama “The Best of the Past “ com algumas musicas extras, o que pode ser baixado for free no site Anarca.com
T.S.: Quando você acabou com a banda? A sua ida aos E.U.A. foi o estopim para o fim da banda ou nada tem a ver?
ANARCA: Vendi tudo o que tinha e dei muita coisa para amigos e vim para cá tentar fazer uma banda de Rock e viver disso... montei o GOD’S GIFT , tocamos em todos os lugares por uns 4 anos , tocamos em rádios, mas foi só alegria e pouco sustento....
 
GOD'S GIFT
T.S.: Como você acabou de citar, ao chegar aos E.U.A. você montou a banda GOD’S GIFT, fale-nos um pouco sobre essa banda que lançou 2 discos.
ANARCA: Realmente foi um sonho realizado... Derek, Tom, Willie e Zingo foram extremamente importantes e mesmo com 2 CD’s e muita divulgação e shows nunca tivemos um contrato assinado como era nossa intenção..mas valeu e valeu mesmo.


Os 2 discos com o GOD'S GIFT

T.S.: Cite 5 influências nacionais que mudaram sua cabeça?
ANARCA: Eu cito uma somente... MADE IN BRAZIL.

T.S.: Você acompanha a cena nacional atual?
ANARCA: Gosto muito das bandas BARANGA e PEDRA.

T.S.: Como você vê esse atual renascimento da cena nacional, principalmente a cantada em bom português que foi alavancada com a produção do filme “Brasil Heavy Metal” e com o recente evento “Super Peso Brasil” que reuniu alguns dos pioneiros do Metal oitentista nacional?
ANARCA: Acho incrivelmente legal e adoraria voltar e fazer a nossa parte também... hahahahaha...

T.S.: Existe alguma gravação inédita ou vídeo que nunca foi lançado?
ANARCA: Existem sim muitas. Eu componho muito e realmente estou procurando as fitas cassete que nem sei com quem guardei. Guardei tão bem que nem sei onde estão... hahahaha... mas eu vou encontrar.

T.S.: Fale-nos sobre seus livros lançados nos últimos anos.
ANARCA: Sempre desenhei e toquei até os dias de hoje e nunca vou parar, então resolvi colocar em livros minha histórias, o que esta gerando alguns livros, pode conferir no meu site
Anarca.com



Livros sobre desenhos by Wagner Anarca "Papis"

T.S.: Deixe sua mensagem final para seus apreciadores e fãs do Brasil.
ANARCA: Eu agradeço muito pelo seu carinho e forca para o meu trabalho e sempre tenho com muito carinho as pessoas que se identificam com o que realizo.
  Agradeço carinhosamente e respeitosamente à todos .
Abraços!


Wagner Anarca, 2014

"São Power" 

Discografia completa









6 comentários:

  1. nossa!!!! fico realmente lisongeado e agradeco carinhosamente esse maravilhosos presente....Obrigado de coracao!!!! Abracos

    ResponderExcluir
  2. Agardeco carinhosamente este presente e fico humildemente honrado com sua colaboracao e apoio...Abracos de coracao...and ROCK ON!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom demais... Excelente entrevista, esse cara fez parte da nossa cena, é uma influência muito grande pra mim!

    ResponderExcluir
  4. Cara, você merece todos os elogios possíveis, pois não só contribuiu com a edificação do rock aqui entre nós do Brasil, mas também influênciou muita gente boa, que a partir daí também motaram suas bandas e daí tiveram a oportunidade de sonhar um pouco mais alto (tanto no volume, como também na inspiração, rs). Eu que também bebí nesta fonte, e que tive o prazer de estar presente em alguns desses ótimos e fantásticos momentos, só tenho a te agradecer. Valeu Wagner, meu primo, meu amigo de sempre...Valeu bitcho!!

    ResponderExcluir