sábado, 8 de novembro de 2014

Aí vem o "Fuzuê" do PEDRA!



   A Banda PEDRA voltou recentemente às atividades em estúdio e em breve nos brindará com seu terceiro disco 'full lenght' físico chamado "Fuzuê" e esta semana nos brindou com a prévia de 4 singles que integrarão esta obra, a saber: 'Amém Metrópolis', 'Furos nos Sapatos', 'Os teus Olhos' e 'Segunda Feira' são os títulos das canções que aqui vamos apresentar amparados pelos comentários do baixista/fundador Luiz Domingues (ex-A CHAVE DO SOL, THE KEY, PATRULHA DO ESPAÇO, PITBULLS ON CRACK, LÍNGUA DE TRAPO, etc...) e em seguida o meu ponto de vista sincero entre parênteses.


  Estarão dispostos de uma forma que fique bem clara ao leitor quais são as opiniões de Luiz e as minhas (as em vermelho são as minhas, se quiser ignorá-las, fique à vontade) e enquanto lê ouça a canção em questão clicando nos links delas pro Youtube para melhor absorção da obra e vamos aguardar o lançamento do disco completo pro começo de 2015.



  ‘Furos nos Sapatos’ é um Hard-Rock com forte influência setentista. A canção e a letra são do Xando Zupo, com pequena participação do vocalista Marcelo Mancha, um parceiro de longa data, na concepção da letra.
   Na gravação, o próprio Marcelo Mancha, que é vocalista famoso na noite paulistana e a também vocalista Renata "Tata" Martinelli (NOTA DO REDATOR: veterana que já cantou com inúmeros artistas do calibre de VANDERLÉA à CASA DAS MÁQUINAS), também colaboram nos backing vocals.
  (N.R.: À meu ver, um Hardão de responsa daqueles de por o ouvinte no seu devido lugar, ou seja, de admirador mesmo, afinal, difícil é não admirar tal obra de arte, destaque pro solo inspiradíssimo da guitarra setentista de Xando Zupo.)




  ‘Amém, Metrópolis’, é um "samba progressivo", no bom sentido que essa minha afirmação em tom de brincadeira pode ter...
  Com harmonia intrincada, ritmo acelerado e um quê de NOVOS BAIANOS, no peso e elemento Rock presente. Música do Rodrigo Hid, tem em sua letra uma dose forte de reflexão social e política, do inconformismo do homem comum diante do sistema esmagador.
  (N.R.: É sim um trabalho bem intrincado, com lembranças do que PEPEU GOMES apronta na musicalidade desde os idos dos NOVOS BAIANOS e a letra é um ponto à parte, mais uma vez tratando da situação social desse país caótico.)



  ‘Segunda-Feira’ é um tema do Xando, com bastante influência do R'n'B americano. É uma canção Pop e com um acento balançado, quase Funk (o verdadeiro, do JAMES BROWN e não esse que usa indevidamente o mesmo nome atualmente...). Apesar de nossas influências antigas sempre serem presentes, tem uma certa contemporaneidade, via JAMIROQUAI, talvez.
  (N.R.: A clássica canção do PEDRA! Com elementos sempre presentes em suas mais belas canções, incluindo aí umas vagas lembranças da versão que fizeram de ‘Cuide-se Bem’ do GUILHERME ARANTES no começo, ou seja, ‘o fino da bossa’!)



  ‘Os Teus Olhos’ é uma canção do Rodrigo, multifacetada. Ali tem o elemento BEATLES, misturado ao CLUBE DA ESQUINA, com poesia e um certo efeito jazzy permeando a parte final.
  Nessa canção, o saxofonista André Knobl participou, trazendo-nos sua criatividade e bom gosto.
  (N.R.: Outra grande peça típica do PEDRA. Ela tem aquele ‘ar de madrugada’ e veio para nos deixar refletindo: O que diabos essas FM’s ditas adultas estão esperando para veicular o PEDRA? Naturalmente sabemos bem a resposta, mas que nos deixa indignados, há isso deixa!)
 

   As ilustrações que acompanham os vídeos no You Tube, são de Diogo Oliveira, nosso parceiro desde a concepção da capa/encarte-Gibi/HQ, que fez para o CD “Pedra II”.

Fotos gentilmente cedidas pelo fotógrafo Leandro Almeida - https://www.facebook.com/leandro.almeida.756412?fref=ts .
 

Luiz Domingues ao vivo com o PEDRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário