domingo, 14 de agosto de 2016

BRASIL HEAVY METAL – 8 Anos de Espera concluída!


  Desde que lançaram a notícia de que fariam um filme/documentário sobre o nascimento do Heavy Metal Brasileiro na imprensa, se passaram 8 anos. Por muitas vezes foi prometido o lançamento e todas as vezes adiado por um motivo ou outro, chegamos todos nós a acreditar que este documentário jamais sairia de verdade.
  Até que no começo deste ano de 2016 foi lançado na imprensa a notícia oficial de uma campanha de financiamento coletivo que viabilizaria a confecção e lançamento físico desde projeto ambicioso da equipe Ideia House capitaneado pelo guitarrista Ricardo “Micka” Michaelis, também conhecido como guitarrista do SANTUÁRIO, banda de Heavy dos anos oitenta que participou da coletânea “S.P. Metal II”. (veja mais em http://tocadoshark.blogspot.com.br/2016/03/ricardo-micka-mickaellis-abre-o-box_77.html)

  Sobre o que foi lançado, só temos que agradecer ao empenho desse guerreiro que anos atrás lançou aquele que seria o clipe mais visto no Youtube da história do Metal brasileiro ‘Brasil Heavy Metal’ (https://www.youtube.com/watch?v=2vq6SC-kiTk ) aquele com o tema do filme e vários vocalistas históricos da cena oitentista, aliás o documentário que se metamorfoseou em filme se baseia nos anos entre 1980 e 1989, contando os fatos que os brasileiros viveram naquela década em que o Heavy Metal tomou a América do Sul em assalto, desde as movimentações sócio-políticas de fim de ditadura e troca de regime político, até as durezas financeiras e o tal ROCK IN RIO, inclusive com entrevista do próprio idealizador Roberto Medina. A história se baseia em dois meninos adolescentes que em 1980 procuravam materiais de Metal no Brasil e não encontrando quase nada até montarem uma banda, as idas aos shows nacionais, a ida ao Rock in Rio I, as peregrinações às lojas atrás de lançamentos de bandas brasileiras, inclusive visitando a mítica Baratos Afins em São Paulo com participação do proprietário Luiz Calanca falando dos lançamentos da época e citando a famosa Cogumelo de Belo Horizonte, tudo isso intercalado com os depoimentos do entrevistados que naturalmente a maior parte seria de São Paulo, pois o produtor é do estado, mas se estendeu à todo país, com participação de membros de bandas do RJ, RS, MG, PA e por aí vai, inclusive em certo ponto do filme segue-se uma sequência com a capa de praticamente todos os discos de som pesado lançado na época, ampliando o leque de citações para as bandas que não tiveram membros envolvidos no projeto, um verdadeiro trabalho de garimpeiros empenhados, muitas relíquias vimos ali!

  Sobre os entrevistados, que contam como tudo começou em suas vidas, as primeiras bandas que ouviram, prestando seus tributos aí aos veteranos dos anos 70, temos empresários e produtores, ilustradores, técnicos de som, jornalistas, zineiros, fotógrafos, fãs e claro, os próprios músicos envolvidos nas bandas da época, citar nomes seria injustiça com outros.
  O CD que acompanha o DVD, traz 14 bandas daquela geração, muitas com faixas que nunca foram gravadas, ficando assim inéditas até agora, com o máximo de membros originais da época, ou às vezes com formações clássicas da época, como foi o caso do TAURUS. Outras bandas que cederam suas relíquias foram VULCANO, SANTUÁRIO, METALMORPHOSE, CÉRBERO, VÍRUS, SALÁRIO MÍNIMO, CENTÚRIAS, CHAKAL, HARPPIA, STRESS que trouxe o tema ‘Brasil Heavy Metal’ tocado apenas pela banda, afinal é de autoria deles esse hino e outras como KORZUS e VIPER regravaram clássicos daquela época com a tecnologia de hoje, dando uma levantada na qualidade e a veteraníssima PATRULHA DO ESPAÇO cedeu um novo tema para ser usado na trilha do filme e no CD.

  Além do DVD+CD foi ofertado aos colaboradores do crowdfunding (ou financiamento coletivo) as opções de comprar kits que continham mais itens, como chaveiro, caneca, bottom, patch, poster, camiseta e até um Box exclusiváço feito de papelão, couro, spikes e jeans contendo TUDO dentro, incluindo uma plaqueta de metal com o nome do indivíduo gravada nele e um certificado de autenticidade numerado e assinado pelo próprio Micka, um verdadeiro mimo limitado poucas quantidades.

  Tem pontos negativos? Tem, sempre tem. Eu particularmente e até pela demora da conclusão do projeto estava esperando um DVD com extras gravados através de todos esses anos, aja visto que a equipe do BHM sempre esteve presente em vários eventos grandes como o famoso Super Peso Brasil (veja em http://tocadoshark.blogspot.com.br/2013/11/super-peso-brasil-instituindo-o-dia-do.html) em 2013 e o show comemorativo do “S.P. Metal” que rolou ano passado entre outros shows, ou seja, muito material deve ter ficado de fora por falta de espaço ou grana mesmo, afinal de contas um projeto desse vai grana e tempo, principalmente pra uma coisa tão Underground sem apoio de leis governamentais e fundos de patrocinadores, totalmente custeado por quem é fã.

  Agora que já foi lançado, acho que o pessoal da produtora deveria negociar os direitos do filme com alguns difusores televisivos como Canal Brasil, TV Cultura, Netflix etc, como o pessoal de vários documentários fizeram, para difundir nossa história o máximo possível, inclusive em outros países.
  As últimas notícias da equipe do BHM e Ideia House (fique por dentro de tudo via Facebook: https://www.facebook.com/brheavymetal) dão conta da participação do filme num festival de cinema chamado In-Edit Festival 2016, a exibição em algumas salas de cinema no mês de setembro e até um possível show de lançamento com várias bandas envolvidas presentes, vamos aguardar cada novidade e procuremos participar, são momentos históricos assim que marcam nossa jornada no Heavy Metal Brasileiro.



  Mais informações sobre o projeto você encontra nos canais já citados na resenha e no site http://brasilheavymetal.com/ e sobre a produtora em https://www.youtube.com/user/ideiatube  
  Ao final do documentário a equipe fez uma homenagem de tirar lágrimas do tele-espectador homenageando os músicos e personagens que faleceram durante a produção do filme ao som de HARPPIA executando ‘Balada’ na voz do Percy Weiss, um dos que nos deixaram http://tocadoshark.blogspot.com.br/2015/04/morre-percy-weiss-made-in-brazil.html e logo em seguida saudar os participantes e fãs/colaboradores ao som da já citada faixa da PATRULHA DO ESPAÇO ‘Rolando Rock’, de arrepiar!

FAIXAS do CD:
1.  STRESS – Brasil Heavy Metal/
2.  SANTUÁRIO – Os 07 Clarins/
3.  METALMORPHOSE – Luta/
4.  CÉRBERO – Martyr/
5.  VÍRUS – Sacrifício/
6.  TAURUS – Desordem e Regresso/
7.   SALÁRIO MÍNIMO – Transas da Noite/
8.  VULCANO – Forças do Diabo/
9.   PATRULHA DO ESPAÇO – Rolando Rock/
10.       KORZUS – Guerreiros do Metal/
11.       CENTÚRIAS – Inúteis Palavras/
12.       CHAKAL – Possessed Landscape/
13.       HARPPIA – Profecia

14.      VIPER – Knights of Destruction 

Um comentário:

  1. Olá Alexandre, aqui é o Micka. Muito obrigado pelo carinho, apoio e pelo retrato fiel em sua resenha. Saiba que estamos muito contentes com a emoção dos fãs por todo o país. Continuaremos trabalhando para fazer nossa história chegar cada vez a mais pessoas. Conte conosco! Grande abraço de toda equipe BHM.

    ResponderExcluir