quarta-feira, 2 de novembro de 2016

PATRULHA DO ESPAÇO - "Aventuras Rockeiras no Século XXI" (2016)



PATRULHA DO ESPAÇO – “Aventuras Rockeiras no Século XXI”
ANO: 2016
SELO: VOICE MUSIC/RADIX IRAE (http://www.rolandorock.com/)
FAIXAS:
1.  Poder/
2.  Justiça e Rock and Roll/
3.  Rolando Rock/
4.  Riff Matador/
5.  Quatro Cordas e um Vocal/
6.  Sai dessa Vida/
7.  Vampiros/
8.  Universo Conspirante/
9.  One Nighter/
10.      Rock com Roll/
11.      Vou Rolar/
12.      Quando a Paixão te Alcançar/
13.      For Loonies Only/
14.      Trampolim/
15.      São Paulo City/
16.      Louco um Pouco Zen/
17.      Homem Carbono/
18.      Ser/
19.      Tudo Vai Mudar/
20.      Retomada/

  Pois bem, depois de 17 anos da volta oficial e definitiva da lendária PATRULHA DO ESPAÇO aos palcos eis que é lançada uma coletânea resumindo essa era mega produtiva no legado do grupo.
  Em 1999, através das mãos de Luiz Domingues (baixo/voz ex A CHAVE DO SOL) e dos (à época) meninos Marcello Schevano e Rodrigo Hid (ambos guitarra/voz/teclados e sopros), o baterista Rolando Castello Junior recebeu um convite irrecusável de montar uma nova e promissora banda, mas ele resolveu batizá-la com o nome do seu legado histórico, PATRULHA DO ESPAÇO e retomar aquele repertório clássico aliado às novas canções que o trio trazia, com uma ambiência totalmente anos 70, tava decretada a volta oficial da PATRULHA DO ESPAÇO ao mundo!
Ao vivo em 2001: Luiz Domingues (bx/v), Rodrigo Hid (gt/v), Rolando Castello Junior (bt/v), Marcello Schevano (g/v), Samuca (Roadie)
(foto: Edivaldo Maia)
  Em 2000 saiu o disco de inéditas que oficializava o retorno da nave, “Chronophagia” e desde então essa formação durou cerca de 5 anos lançou 3 discos de estúdio (o citado “Chronophagia”, “.comPacto”, “Missão na Área 13”)  e um póstumo ao vivo (“Capturados ao vivo no CCSP”), além de mais um capítulo da série “Dossiê”, centenas de shows e kilômetros rodados (que até rendeu um belo livro/diário de bordo escrito pelo agitador cultural e poeta Luiz Barata Cichetto). Após o fim dessa formação, a banda retornou ao formato clássico de trio ainda com Schevano na guitarra e voz e o amigo René Seabra (in memorian) no baixo por um breve período, (dando tempo de registrar uma bela faixa em estúdio) e futuramente se reuniriam com o saudoso Percy Weiss em vários shows e celebrações até que a banda se solidificou com Rolando sempre na bateria e comando, ao lado de Danilo Zanite na guitarra/vocal e Marta Benévolo na voz, além de baixistas convidados e assim já gravaram dois discos (“Dormindo em Cama de Pregos” e “Veloz”) além do tão aclamado disco ao vivo gravado na Argentina “Capturados ao Vivo em Buenos Aires” que saiu em CD, LP e K7 mas essa é outra história.

  Aqui vamos falar então das “Aventuras Rockeiras no Século XXI” que trouxe em ordem decrescente (cronologicamente falando) do último disco de estúdio pro primeiro (da volta), ou seja de 2015 pra 2000 e o disco começa com a poderosa (pleonasmo)  ‘Poder’ gravada em 2013 numa espécie de tributo/protesto à situação que o Brasil vivia (e ainda vive) com os protestos de rua. Essa canção é uma versão em português da faixa de mesmo nome gravada pelo grupo argentino LA RENGA gravada originalmente no disco “Algun Rayo” de 2010. E ‘Justiça e Rock and Roll’ cantada pelo guitarrista Danilo Zanite com uma belíssima letra/protesto, ambas as faixas são do disco “Veloz” do ano passado.
  Do EP “Dormindo em Cama de Pregos” de 2012 temos “Rolando Rock”, escrita e gravada por Junior e Schevano para compor a trilha sonora do documentário “Brasil Heavy Metal” (http://tocadoshark.blogspot.com.br/2016/08/brasil-heavy-metal-8-anos-de-espera.html) e que é cantada pelo próprio Junior, numa espécie de autobiografia. Temos também “Riff Matador” (com vocais de Junior, Marta e Danilo) e “Quatro Cordas e um Vocal” escrita e gravada em 2009 pelo trio Junio/Schevano/Seabra em homenagem aos recém falecidos Coquinho (ex baixista original da PATRULHA) e Déborah Carvalho (ex vocal do MADE IN BRAZIL). Também serve de homenagem à memória de Renê Seabra falecido em 2013.
  Na sequência temos duas faixas da época clássica da PATRULHA gravadas ao vivo pela formação ‘anos 2000’ no primeiro disco ao vivo do grupo “Capturados ao Vivo no CCSP” gravado em 2004 e somente lançado em 2007, ‘Sai dessa Vida’ e ‘Vampiros’.
  As próximas 7 faixas provam o poderio de fogo que a banda apresentou em seu disco de 2004 “Missão na Área 13” com composições dos quatro membros envolvidos, aqui temos de tudo, a rápida ‘Rock com Roll’, a pesada ‘One Nighter’, a viajandona ‘Universo Conspirante’, a estradeira ‘ Vou Rolar’, a grooveada ‘Quando a Paixão te Alcançar’, a incursão de bateria de ‘For Loonies Only’ e a balada relaxante ‘Trampolim’, definitivamente esse é um dos discos mais importantes da carreira do grupo.
  Do não menos importante EP “.comPacto” temos 3 hinos ‘São Paulo City’, ‘Louco um Pouco Zen’ e o Rockão ‘Homem Carbono’ com uma letra sem igual.

  E como tudo que é bom se finda precocemente, essa jornada se encerra com três faixas do mais do que histórico disco que resuscitou esse grupo, “Chronophagia” de 2000 com as irretocáveis ‘Ser’, ‘Tudo Vai Mudar’ e ‘Retomada’.
  Esse disco prova muitas coisas, uma delas é que pelas linhas da PATRULHA DO ESPAÇO não passam músicos meia-boca, outra é que a história dessa banda não pode mais passar batido nos autos da dita história do Rock dito brasileiro (se é que isso existe mesmo) e, principalmente, que, sim, existe vida inteligente e refinadíssima produzindo música boa no século XXI e que aquele papo rançoso de ‘a música de hoje em dia não produz nada que preste’ é uma das maiores mentiras da humanidade.
  Apesar de ser uma coletânea, ela nos ensina a não sermos saudosistas e não viver de passado, pois, esse capítulo da história foi escrito, nada menos que, anteontem.




PS: Lembrando que se encontra em catálogo os recém-lançados discos:
 “Capturados ao vivo em Buenos Aires” em CD, LP e K7
“Patrulha do Espaço – 4” (relançamento em CD com bônus)
“Patrulha do Espaço – 2” (relançamento em CD com bônus)
“Patrulha do Espaço – 1” (relançamento em CD com bônus)

  CONTATOS MAIS QUE DIRETOS:


LINE UP DA VOLTA 2000
Marcello Schevano (g/v/t/f), Rolando Castello Junior (bt/v), Alexandre WildShark (fã bicão), Rodrigo Hid (v/g/t) e Luiz Domingues (bx/v)
(foto: Eduardo Maia)


Como Power-trio em 2007
Renê Seabra (bx/v), Rolando Castello Junior (bt/v) e Marcello Schevano (g/v)
(fotos: Alexandre WildShark - acima
Michele Chianca - abaixo)


Um comentário:

  1. Sensacional,adoro Patrulha e essa fase é a minha favorita.
    Parabéns Alexandre pela matéria!!

    ResponderExcluir