segunda-feira, 25 de setembro de 2017

CONFRATERNIZAÇÃO UNDERGROUND DE GUARATUBA/PR 2017


“CONFRATERNIZAÇÃO UNDERGROUND”
Evento Beneficente – 16/09/2017
Wine House Bar (Guaratuba/PR)


  Eis que mais uma vez a RF PRODUÇÕES UNDERGROUND, na pessoa de Leonardo Cardoso, ofereceu um grande festival na cidade litorânea de Guaratuba/PR com 15 bandas (das quais 14 marcaram presença), em um ótimo ambiente com som excelente e uma boa causa. Nas palavras do próprio organizador o evento, como já diz o nome, era pra ser somente uma festa de confraternização da cena Underground da região de Curitiba e litoral paranaense reunindo várias bandas parceiras e amigos que sempre estão presentes e era pra ter rolado na cidade vizinha de Matinhos (PR) no mês anterior, mas, com problemas que sempre surgem pelo caminho, o evento foi transferido de data e sede, aliando assim o útil ao agradável, viabilizando uma arrecadação de brinquedos para serem distribuídos às crianças carentes de Guaratuba no Natal de 2017, a exemplo do que foi feito em 2016 com menos prazo. As bandas toparam e o evento foi 100% beneficente com as bandas marcando presença sem levar nenhum ca$h em troca, nem a organização.

  Pois bem, o evento começou bem cedo com as bandas CAIÇARA JUNK de Groove Rock and Roll da cidade de Matinhos (PR) seguidas da Punk curitibana RABO DE GALO e da SARA 572 da cidade de Pinhais (PR) que, segundo eles, faz um Bronco/Punk/Ska.
  Por volta das 19hs cheguei no rolê e o coro  já estava comendo com a única banda catarinense do dia, INCÊNDIO HC de Garuva (SC) que desceu a laje juntamente com a seguinte E.G.M. de Crossover/Punk do lendário Topêra, vocalista veterano da cena curitibana, aliás, o E.G.M. (uma piada sacana com o ex general/presidente Emílio Garrastazu Médici) foi a banda que mais levou público ao evento, promovendo um verdadeiro caos-festa-punk durante sua apresentação!
  De repente, tudo mudou, com a banda de São José dos Pinhais (PR) NEOGENESE o clima que tomou conta do bar foi de orgulho metálico, sim, o NEOGENESE faz aquele Heavy Metal clássico na linha dos primeiros SAVATAGE entre outros grandes nomes do estilo, foi bate cabeça e punhos no ar, exaltando os ‘Devil-Horns’ e com participação de um senhorzinho chapado dançando em meio aos cabeludos, sim, um evento Underground que se preze tem que ter um ‘tiozinho chapado’ e alguns cachorros na porta.
E.G.M. - Punk Rock/Hardcore de Curitiba/PR

  Também de SJP o ALUCINADOS trouxe um misto de Metal/Punk, mas com o set mais curto do evento até agora não sei porque, tirando o fato da maior parte do público preferir ficar lá fora bebendo à ver as bandas. Que tempos estranhos estes que o Underground nacional vive!
  CONTESTE O ÓBVIO uma das bandas mais fodas da noite, também de SJP executou um Metal/Core raivoso e contestador (sem trocadilhos) que foi seguida por duas bandas que são praticamente uma, apenas trocando algumas posições entre os membros, ALMA NEGRA e TRIPANOSSOMA ambas de Curitiba executando um Metal eficaz em alto e bom som.
SLAMMER (veteranos do Metal curitibano)

  Outro dos grandes shows da noite ficou à cargo da já lendária SEM FUTURO também da capital paranaense e que trouxe aquele Punk’77 que expele pelo ar a urgência dos lendários STOOGES, STIFF LITTLE FINGER, MC5 entre outros, sem dúvida uma das melhores performances da noite!
  Madrugada à dentro, público baixo já, infelizmente, recebeu dose dupla de Metal cheio de maldade dos curitibanos do SLAMMER, veterana banda dos anos 90 que está de volta à ativa com forte influências dos trios nervosos do Brutal Heavy Metal como EXCITER, VENOM entre outros, barulheira cheia de testosterona que combinou bem com a banda seguinte HIGH BUTCHER de Paranaguá, com fortes influências de IRON ANGEL, DEATH ANGEL, ANNIHILATOR, KING DIAMOND entre outros grandes nomes do estilo. E finalmente encerrando essa maratona hercúlea de som pesado quase às 5 da manhã veio o Rock and Roll & Blues do S.O.S. BLUES de Matinhos, executando com maestria o que sabem fazer de melhor que são as raízes de tudo isso que amamos chamar de ROCK AND ROLL pesado (e todos seus subestilos).
NEOGENESE - Heavy Metal épico no palco

  A banda de São Paulo US KBÇA DI PRÉGO cancelou sua apresentação em cima da hora sem muitas explicações.

  Mais uma vez a equipe do RF PRODUÇÕES UNDERGROUND merece todos os cumprimentos pela missão louvável de preservar a nossa cultura (ou seria contra cultura?) marginal e de ajudar a parcela mais necessitada da sociedade esquecida pelo poder público, sim a arrecadação de brinquedos foi alta e satisfatória, mas, particularmente, eu acho que o público sempre pode ser maior e mais participativo, pois também não adianta muito ir pra ficar do lado de fora e ignorar sumariamente as bandas que não são de seus amigos deixando-as tocando pras moscas enquanto você fica sustentando o dono do bar na calçada. Fica a dica de quem quer ver a cena viva!
(Fotos gentilmente cedidas por Thelma Roza)

Aliança metálica! (SLAMMER e HIGH BUTCHER)

SLAMMER em ação

S.O.S. Blues (Matinhos/PR)

Um comentário:

  1. Sensacional o evento que venham outros! Garraztaz Rules! Valeu Leo Cardoso, Toca do Shark & Guaratuba Beach! We loves you!

    ResponderExcluir