sábado, 21 de julho de 2018

UGANGA na linha de frente do Metal século XXI do Brasil!



UGANGA – “Manifesto Cerrado” (2017)
FAIXAS:
1.  Sua Lei, Minha Lei/
2.  O Campo/
3.  Nas Entranhas do Sol/
4.  Couro Cru (part. especial – Vouglas Eremita)/
5.  Opressor/
6.  Moleque de Pedra (part. esp. – Tibanha)/
7.  Modus Vivendi/
8.  Who Are the True? (part. esp. – Murcego Pergentino)/
(versão para música do VULCANO)
9.  Aos Pés da Grande Árvore/
10.              Noite (part. esp. – Mustafá, Lilian Salgado e Tatiana Ribeiro)/


    Falar do UGANGA é uma missão complicada, porque, como definir o trabalho deles? De maneira bem simplista, talvez usando o slogan do banner deles, “Thrashcore do triângulo mineiro”, mas como eu não sou simplista (nem a banda) e não me contento com isso, vou encarar essa parada nas linhas à seguir.
    O UGANGA é uma banda que foi criada lá na primeira metade dos anos 90 pelo ex-baterista do SARCÓFAGO, Manu Joker e mais uns amigos, naquela leva de bandas que misturavam muita coisa no som (bem anos 90), com DJ e o ‘caralhoaquatro’, que passou por uns pares de mudanças na formação, fazendo o Joker trocar a bateria pelo microfone e por seu irmão Marco Henriques em seu lugar, perderam o DJ, ganharam mais dois irmãos na banda Raphael ‘Ras’ Franco (baixo/vocal) e Christian Franco (guitarra), além do guitarrista Thiago Soraggi e lançarem uma leva de discos interessantes, onde o peso e a criatividade crescia a cada lançamento e a banda passou a ficar mais interessante a cada apresentação ao vivo, a cada música lançada e chegar há duas décadas por cima com 4 álbuns fodas de estúdio e um ao vivo gravado no continente europeu. E quando acharam que iam comemorar de boas os vinte anos uma maré de problemas assolou a banda inclusive com problemas de saúde para seus membros. Foi quando foram convidados pela Sapólio Rádio (https://www.facebook.com/SapolioRadio ) a gravar um DVD comemorativo das duas décadas.   Encararam e fizeram um regaço, num clima intimista, em casa (Estação Ferroviária Stevenson entre Uberlândia e Araguari/MG) cercados de amigos/as e num formato em círculo, como se tivesses expurgando todos os problemas numa roda ritualística, o show é impecável, pesado, grooveado, talentoso, qualidade de captação do áudio e vídeo deslumbrante, sem nenhuma edição, foi numa tacada só (nem os papos cortaram) mas... demorou muito a sair, quando o DVD iria sair, a banda já estava numa nova fase, com a formação agregando um terceiro guitarrista (o Murcego) que também participou deste show como convidado e o clima já era bem melhor também, sendo assim, resolveram dar uma atualizada nele, gravando um gigantesco e detalhado documentário esmiuçando cada vírgula da história da banda. E esse documentário tomou para si o verdadeiro chamariz deste lançamento, o show acabou sendo apenas um bônus e meio que este DVD vale como se fosse um trabalho duplo com preço de simples.
    Eis que praticamente um quarto de século depois da formação embrionária desta banda com aquele que era conhecido apenas como um ex-baterista duma lendária banda mineira, hoje o nome UGANGA (assim mesmo, com letras maiúsculas) representa o que de mais interessante, instigante e criativo temos na cena do Metal brasileiro. E Manu Joker (v), Marco Henriques (bt), Christian Franco (g), Ras Franco(bx/v), Thiago Soraggi (g) e Maurício Murcego Pergentino (g) hoje formam uma das mais importantes bandas do Brasil, aqui e lá fora. É Minas Gerais mais uma vez à frente da cena de Metal pesado no Brasil!
UGANGA
  Fotos by Eddie Shumway

  Mais informações sobre este e outros lançamentos do UGANGA você encontra nos links abaixo:


2 comentários:

  1. Irmão muito obrigado pelas palavras. Faz tudo isso valer ainda mais a pena! Abrax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse tipo de banda que deveria se proliferar mundo afora, sem limites. Forte abraço na caminhada! E aqui vocês tem espaço.

      Excluir