segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ANGEL - Esquecidos tanto na Terra quanto no Céu!


  Por volta do ano de 2002 comecei a tocar com um baterista brasileiro que retornava da Europa naquela época e ele me apresentou várias bandas entre elas uma antiga, chamada ANGEL da qual eu nunca tinha ouvido falar. Foi paixão à primeira ouvida e, como era radialista na época, tratei de fazer um programa especial de meia-hora do ANGEL na FM, mas, onde arrumar a biografia da banda? Internet? Sim, ou não...
  Fiquei pasmo em não encontrar NENHUM texto em português na web na ocasião, o que me levou a ler alguns raros textos em inglês e espanhol para criar meu texto pra rádio. Feito isso em 31 de Agosto de 2001 ia ao ar a edição número 36 da 'Enciclopédia do Rock' no programa Coda On Line de Mogi Guaçú/SP onde eu iria discorrer a curta trajetória do ANGEL e tocar alguns sons dos discos "On Earth As It's In Heaven" de 1977 e o ao vivo "Live Without a Net" de 1980.
3º e mais famoso disco do ANGEL "On Earth As It Is In Heaven"
  Um ano depois eu estava escrevendo pro site A Barata onde eu tinha a coluna 'Toca do Shark' (que originou este blog) e resolvi botar no ar o meu texto de rádio adaptado pra coluna, sendo assim uma espécie de 'primeiro texto em português sobre o ANGEL na net' (não sei se foi e nem me interesso nesse tipo de coisa), que foi publicado no dia 18 de Julho de 2003 e sendo posteriormente indicado pelo site Whiplash.net como dica de leitura. Ótimo, não achei que aquela banda que o meu amigo e baterista Fredd Cassiano fosse render tanto.
  11 anos depois lembrei dessa história e resolvi re-editar aquele texto e postá-lo aqui, pois, além dele estar fora do ar há anos, o ANGEL é uma banda tão legal que merece um espacinho aqui na minha Toca.
  Aproveitem, leiam, comentem, compartilhem, mas, o mais importante, corram atrás dos materiais dessa banda pois vale muito à pena.


(TEXTO ORIGINALMENTE POSTADO {com algumas ressalvas a menos} NO SITE www.abarata.com.br em 18 de Julho de 2003 na coluna 'Toca do Shark).


  O ANGEL foi formado em 1975 pelo guitarrista Punky Meadows e pelo vocalista Frank DiMino e ainda contava com Gregg Giuffria nos teclados, Mickie Jones (baixo) e Barry Brandt (bateria).

  Depois do lançamento do terceiro LP, o famoso "On Earth As It's In Heaven" (de 1977), o baixista Mickie Jones é substituído por Felix Robinson. Punky Meadows e Mickie Jones já tinham tocado juntos em outra banda chamada BUX, antes do ANGEL, com esta banda gravaram um disco no começo da década de 70, mas este disco nunca tinha sido lançado até 1976, quando o ANGEL já era considerado uma grande banda, sendo ela contratada pela Casablanca Records, gravadora essa que lançou o KISS, carro chefe do selo, as pessoas brincavam que o ANGEL era a ‘banda branca do selo’ e o KISS a ‘banda negra’, devido às vestimentas das mesmas, o KISS sempre vestido em coro e spandex preto e o ANGEL trajava sempre vestimentas espalhafatosas brancas. Neste disco você poderá encontrar a primeira versão do clássico "White Lightning" gravado depois pelo ANGEL no seu 3º play.

  O último disco de estúdio do ANGEL, "Sinful", originalmente vinha com o título de "Bad Publicity" e algumas cópias saíram da fábrica com este nome impresso na capa e no selo. Hoje uma cópia dessas deve estar valendo uma fortuna incalculável para fãs do bom e velho HARD ROCK setentista! 


  Por anos a fio o ANGEL excursionou ao lado de grandes ícones dos 70's, como o HUMBLE PIE, FRANK MARINO & MAHOGANY RUSH e LEG DIAMONDS entre outros, mas curiosamente, mesmo sendo distribuído pela mesma gravadora (Casablanca Rec.) o ANGEL nunca tocou no mesmo palco que o lendário KISS! Só que o caminho de dois membros (um de cada) dessas bandas se cruzariam no futuro! (Há aqui um pormenor, nos idos de 1976 a esposa do baterista do KISS, Peter Criss, Lydia Criss, famosa na KISStória por vários motivos, se viu sendo traída pelo seu esposo rockstar e começou um caso com o baixista do ANGEL Mickie Jones através de um dos responsáveis pelo KISS na estrada, o faz-tudo Sean Dellaney, isso tudo segundo a auto-biografia do próprio baterista que, por vezes, menospreza o baixista devido à sua banda ser menor que o KISS).

A 'Banda Branca' da Casablanca Records
  Com o fim do ANGEL em 1981, logo após o lançamento do disco ao vivo "Live Without A Net", o tecladista Gregg Giuffria montou sua própria banda chamada GIUFFRIA (com o guitarrista Craig Goldy que tocaria no ROUGH CUTT e no DIO) que chegou a lançar 2 discos nos anos 80, sem muita repercussão. Com a dissolução do GIUFFRIA em 1987, Gregg segue em frente com uma nova banda, o HOUSE OF LORDS que conquistaria um modesto respeito na cena Hard-Oitentista graças ao Aval do produtor do seu primeiro disco e dono do selo que os distribuía ($immons Records), Gene Simmons, líder do KISS que naquela época estava se metendo a produtor/empresário de bandas menores!

  Com o peso de "Mr.KISS" por trás, o HOUSE OF LORDS aguentou firme até 1993. Mas...a saga do "Anjo" continua. Em 1998 o ANGEL retorna aos palcos e estúdios com 3 membros originais, a saber: Frank DiMino (v), Gregg Giuffria(t) e o batera Barry Brandt. Para a guitarra foi recrutado Steve Blaze que tinha tocado no LILLIAN AXE nos longínquos anos 80, já que Punky Meadows resolveu não participar desta reunião por mero comodismo. Hoje Punky Meadows mora em Springfield (será que ele não anda frequentando o Bar do Moe e andando com Homer Simpson pra cima e pra baixo? Só isso poderia explicar o seu comodismo em não retornar aos palcos!). Para o baixo veio um tal de Randy Greg.
Frank DiMinno no lançamento do KISS Minigolf recentemente

Punky Meadows nos áureos anos do ANGEL
  Em 1999 saiu o fruto desta re-união do ANGEL, o CD "In The Beggining", lançado por uma gravadora do Reino Unido que também pretende lançar uma coletânea de materiais raros do ANGEL à qualquer momento!


  No dia 09 de Julho de 2001 o ANGEL abriu o segundo dia do Sweden Rock Festival daquele ano, no mesmo dia de bandas como DOKKEN, DEE SNIDER, GRAVE DIGGER, HELLOWEEN, ROSE TATTOO entre outras num dia de grande repercussão de público.

  Caso você um dia esteja fuçando em algum sebo ou loja da Galeria do Rock em SP e se deparar com um disco de uma banda com nome de balada de novela das 7 (ANGEL), compre, você sendo fã de HARD ROCK nunca irá se arrepender!






DISCOGRAFIA:

"ANGEL" (1975),
"HELLUVA BAND" (1976),
"ON EARTH AS IT'S IN HEAVEN" (1977),
"WHITE HOT" (1978),
"RADIO CONCERT" (1978),
"SINFUL" (1979),
"FOXES" (trilha sonora do filme de mesmo nome - 1980),
"LIVE WITHOUT A NET" (ao vivo - 1980),
"CAN YOU FEEL IT" (coletânea lançada somente em fita K7 - 1992),
"AN ANTHOLOGY"(col. - 1992),
"IN THE BEGGINING" (1999).





FOTOS by: Google Images

9 comentários:

  1. Mandou bem!! Como sempre!! Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástica biografia sobre uma fantástica e esquecida banda!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sou baixista e vocalista da Anjos da Sombra aqui do RJ. Eu conheci o Angel atraves da extinta radio Eldopop 98,9. Radio esta que antecedeu a propria radio 98. E vi alguns videos deles no extinto programa da Rede Globo de Televisão, que passava sempre aos Sabados a tarde, o Rock Concert. Tenho alguns videos deles e vários albuns. Sou fã desde criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito antes do Angel aparecer em vídeo no antigo programa Rock Concert da Rede Globo, os discos importados do Angel já tocavam na minha casa noturna em 1975. Eu fui o primeiro Dj de rock brasileiro à tocar os discos deles por aqui. Discos que nunca foram lançado aqui, exceto o 3º disco, é claro. Hoje sou amigo de Punky Meadows, Frank Dimino, e de Felix Robinson...e eles sabem que eu fui o primeiro Dj do Brasil que lançou os discos do Angel por aqui. Valeu - Abraços.

      Excluir
  4. Eu sou o Dj de Rock brasileiro que lançou todos os discos do Angel no Brasil a partir de 1975 quando eles lançaram o disco de estréia deles.
    Todos os discos do Angel foram lançados na minha casa noturna chamada FOFINHO ROCK CLUB fundada por mim, e pelos meus amigos Arminho, Olinto, Nivaldo, Nilson, Nicélio, Cláudio Alves, Seiki, Sasaki, China e Careca.
    Apenas o álbum "On Earth As It's In Heaven" de 1977 foi lançado no Brasil e numa edição muito econômica, mas todos os discos do Angel tocaram em tempo real em minha casa noturna, muito antes do Rádio, muito antes da televisão.
    Hoje a Fofinho (marca) não pertence mais a minha equipe, (perdemos o nosso nome, por um descuido da nossa parte) mas eu fui o Dj. pioneiro no lançamento dos discos dessa banda no Brasil.
    Enfim....perdemos a nossa marca mas hoje sou amigo de Punky Meadows, Frank Dimino e eles sabem que eu fui o primeiro DJ. de Rock do Brasil que tocou Angel por aqui, dos anos 70 até o final dos anos 90.

    Wilson Alexandre.
    Fundador e DJ da Fofinho Rock Club, desde 1971.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Wilson! Meus agradecimentos aos seus serviços em prol do bom e eterno ROCK AND ROLL na nossa terra. Agradeço também seu apreço pelo meu trabalho aqui na Toca. Abraço e seja bem vindo sempre!

      Excluir
  5. Show de bola. Alexandre! O Angel merecia mais atenção.
    Parabéns pela matéria.

    Abraço

    Delacreiz (Metalmorphose)

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem q existe o formato MP3. He he..... Grato bela biografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, viva as facilidades do mundo atual, o que seriam das raridades sem MP3 e o Youtube? Eu que agradeço seu apreço Gil e fique à vontade para explorar as relíquias aqui na Toca do Shark!

      Excluir