sábado, 1 de fevereiro de 2014

VINCULUM - A Nova Força Metálica Brasileira!

 
       Acaba de sair no mercado nacional o primeiro registro fonográfico da banda paraibana de Heavy Metal Tradicional VINCULUM.
  O EP "Pássaro Sem Domínio" contém 5 faixas impecáveis cantadas em bom português e de um extremo bom gosto na execução, timbragem, sonoridade (não datada) e de letras bem expressivas e claras aos ouvidos. Acabamento visual digno de nota e que nos deixa realmente felizes e satisfeitos ao saber que o brasil está produzindo mais um grande nome pro futuro.
  À seguir uma entrevista com o guitarrista Ari Sabbath revelando a origem da banda e vários outros detalhes como a visão que eles tem da cena nacional e uma pequena resenha do lançamento.
      
Ari Sabbath, Lucimario, Moisés, Jacob Wild e Eduardo Barbosa


TOCA DO SHARK : Como a banda foi montada?

ARI SABBATH: Bem, a idéia de montar a banda surgiu em 2007, ano no qual chegamos a fazer algumas reuniões, mas sem pretensão em fazer músicas autorais e tendo um tempo disponível muito reduzido, a ideia foi deixada em hibernação. Só em 2011, apenas como um mero hobby, começamos de fato a encarar a jornada de ensaios aos finais de semana e interpretar músicas de bandas como: JUDAS PRIEST, ACCEPT, SAXON, GRAVE DIGGER, DIO, OZZY OSBOURNE, etc. Nesse mesmo ano, o guitarrista Eduardo Barbosa foi convidado a fazer parte da banda, dando mais corpo e engajamento ao trabalho.
 No início de 2012 a banda foi convidada, em quatro ocasiões, a se apresentar em pequenos bares da cidade, havendo assim a necessidade de se adotar um nome. Deste modo, foi escolhido o nome provisório METAL RISING. Já em meados de julho de 2012, a banda sentiu a necessidade de compor suas próprias músicas e, diante da nova proposta musical, de mudar novamente o nome, sendo escolhido o nome VINCULUM. Como já havia certo entrosamento entre os integrantes, rapidamente surgiram cinco composições autorais e a iniciativa de gravação de um EP contendo os cinco registros.

T.S.: De onde vieram seus integrantes (ex-bandas e tals)?

ARI: O vocalista Moisés e o baixista Lucimário faziam parte, no início dos anos 90, da banda AGRESSION, uma linha musical mais voltada a um Death e Thrash Metal. O baterista Jacob Wild e o guitarrista Eduardo Barbosa, chegaram a integrar alguns projetos musicais, mas ambos nunca fizeram parte de alguma banda propriamente dita. Eu fazia parte da banda de Heavy / Doom Metal chamada ABHYMANIUM,  que não mantinha uma frequência contínua de ensaios, o que deu mais tempo hábil para me dedicar exclusivamente a apenas uma banda.

T.S.: De onde veio a ideia para o nome da banda?

ARI: A escolha do nome da banda foi um dos processos mais difíceis pra todos nós, pois teria que ser um nome sugestivo aos nossos ideais e que tivesse aceitação entre todos da banda. Daí, Luciomário Nascimento, nosso baixista sugeriu o nome VINCULUM (latinização de Vínculo), que no nosso contexto simboliza a união entre o Heavy Metal e seus seguidores nos mais variados cantos do globo.Independentemente da nação, idioma, todos nós possuímos uma só bandeira.

T.S.: As letras são totalmente realistas (às vezes até um pouco negativas) e com aquele ar libertário do Metal Tradicional. Quem compõe as letras da banda?

ARI:  As letras retratam os conflitos e ensejos dos dias atuais, que em outrora também era a proposta de bandas como BLACK SABBATH e JUDAS PRIEST. O existencialismo é um tema preponderante em nossas letras, na qual questionamos a existência do ser humano e o que ele provoca no ambiente.
 Na letra da música ‘Indecifrável Mundo’ deixamos no ar a reflexão clara desse pensamento: “...Como entender o mundo, como viver no mundo?” Na música ‘Ser Humano’ existe um trecho adaptado da obra de Friedrich Nietzsche: “...eu não sei o que quero ser, mas sei o que não quero me tornar...”. Na música ‘Pássaro Sem Domínio’ é demonstrado o desejo de liberdade no mundo caótico em que vivemos, cheio de regras e imposições sociais. Nessa música também é possível encontrar outra adaptação literária de Friedrich Nietzsche, em: “...Não há fatos eternos nem verdades absolutas...”. As três músicas acima citadas são de minha autoria (Ari Sabbath).
 Já as músicas ‘Tolo’ e ‘Olhos e Alma’, foram escritas pelo vocalista (Moisés Lima), inspiradas em experiência real, em que residindo na Líbia a trabalho, viu de perto a devastação causada por uma guerra e tudo que estava envolvido por trás de um conflito, ficando encurralado e praticamente preso naquele país. Tal episódio ficou conhecido na mídia como A Revolta Árabe.



T.S.: A capa me lembrou o clássico EP “A Ferro e Fogo” da pioneira banda HARPPIA e as canções, talvez por serem cantadas em português, nos remete àquela época mágica do Metal Nacional. Vocês se sentem influenciados pelas tradicionais bandas oitentistas que cantavam em português?

ARI: Sim, com toda certeza. As bandas daquela época foram pioneiras nesse sentido, mostraram que podiam fazer diferente de tudo que era feito na época e com isso suas letras atingir diretamente o público, que de fato não dominavam o inglês.

T.S.: Nos últimos 10 anos essa cena parece que veio numa crescente, que culminou em novembro último com o festival ‘Super Peso Brasil’ em SP, com 5 bandas pioneiras de várias partes do país. Alguns afirmam que 2014 será o Ano do Metal em Português, como vocês estão encarando toda essa agitação na cena?

ARI: Estamos encarando tudo isso com grande satisfação, sempre é bom poder contribuir com o que você gosta e somar forças com bandas pioneiras e promissoras. Fazer parte de uma banda de Metal no Brasil não é fácil e a quebra de paradigmas do tipo: se é metal, tem que ser em inglês, torna essa atividade bem mais dificultosa. Ver que a cada dia estão surgindo nomes fortes e um público maior que aposta nessa ideia, é algo gratificante para todos nós.

T.S.: Vocês, em algum momento, cogitaram cantar em inglês?

ARI: Sim, tal assunto já foi bastante discutido por nós, ocorrendo até uma divisão com maioria sendo a favor de cantar em inglês. A minoria ganhou a causa com uma simples indagação. Se mal sabemos falar português porque devemos cantar em inglês? (risos)

T.S.: Vou citar 5 grandes nomes veteranos e mais 5 da nova safra e quero que me dê suas opiniões sobre essas bandas:

STRESS: Banda desbravadora na qual todos nós curtimos por unanimidade. Temos uma música do STRESS como componente do no nosso repertório ‘Coração de Metal’.
ANTHARES: Outra importante banda dos anos 80, sendo citada como influência por parte dos integrantes.
MADE IN BRAZIL: Importante banda do Rock Nacional, sendo muito admirada por todos da banda. A música ‘Kamikaze do Rock’ faz parte do nosso repertório de show.
KAMIKAZE: Outra grande banda que curtimos bastante.
PATRULHA DO ESPAÇO: Banda que curtimos muito, mas que não foi influência direta em nosso som.
COMANDO NUCLEAR: Banda conhecida e curtida por parte dos integrantes, mas que não foi influência direta em nosso som.
CARRO BOMBA: Importante e boa banda formada nos últimos 10 anos. Muita coisa boa!
MUQUETA NA OREIA: Não faz parte de nossas influências musicais.
PROJECT 46: Não conhecemos.
MADAME SAATAN: Não faz parte de nossas influências musicais.

T.S.: Faltou algum nome que vocês gostariam de citar como influências?

ARI: Sim, vários nomes. Mas citaremos a priori: HARPPIA, CENTÚRIAS, SALÁRIO MÍNIMO, VÊNUS e SHOCK. Seguindo o critério da pergunta anterior, a banda dos últimos 10 anos que curtimos por unanimidade é o COMANDO ETÍLICO de Natal (RN).
 Como a pergunta foi voltada para as influências dentro do Metal Nacional, não citamos as bandas internacionais, as quais foram até mesmo mais influentes do que muitas das que citamos.

T.S.: Espaço final disponível para o que vocês queiram falar para o público.

ARI: A banda VINCULUM agradece a todos os leitores, em especial aos que acreditam em nosso trabalho e que de alguma maneira ajudam a fortalecer o Metal Nacional. Seja indo aos shows, comprando material das bandas etc. Sem o apoio, as coisas realmente não acontecem.   Agradeço veementemente em nome do VINCULUM, o espaço cedido pela TOCA DO SHARK, podendo assim contar um pouco de nossa trajetória. Vida longa ao Heavy Metal!!!!

SERVIÇO


ARTISTA: VINCULUM
DISCO: “Pássaro Sem Domínio”
ANO: 2013
FAIXAS:
1.   Indecifrável Mundo/
2.   Ser Humano/
3.   Pássaro Sem Domínio/
4.   Olhos e Alma/
5.   Tolo/
  Grande revelação de Campina Grande/PB, o VINCULUM é uma banda rápida e direta que pratica o mais tradicional Heavy Metal oitentista à lá SAXON, GRIM REAPER e várias outras bandas da N.W.O.B.H.M., mas, como cantam em bom (ótimo) português brasileiro, temos que admitir que as canções lembram em muito os pioneiros oitentistas como HARPPIA, INOX, STRESS entre tantos outros, isso, sem contar que a capa com o pássaro nos remete às capas do EP do HARPPIA, o clássico “A Ferro e Fogo” e também ao petardo do JUDAS PRIEST “Screaming for Veageance”.
  Com duas guitarras cortantes (à cargo dos guitarristas Ari Sabbath e Eduardo Barbosa), uma voz de timbragem única de Moisés Lima e uma cozinha tradicionalíssima (mas nunca datada) composta por Jacob Wild (bateria) e Lucimario Nascimento (baixo/vocais) a banda destrincha temas realistas como a destruição do planeta na faixa ‘Ser Humano’, angústias humanas e dúvidas infindáveis em ‘Indecifrável Mundo’, ‘Tolo’ e ‘Olhos e Alma’ e o grito libertário que sempre permeou o Heavy Metal está presente na faixa título.
  Vale destacar que, apesar de ser totalmente tradicional e oitentista no som e no visual, o VINCULUM não é aquelas bandas datadas que deixam se expelir o ranço de uma era no seu som, jamais soando moderna, eles são simplesmente e brilhantemente dosados e de extremo bom gosto em seus acordes e timbres, nada que vá salvar o mundo, mas que nos faz abrir um belo sorriso no rosto sem remorso.
  Já não é de hoje que o Brasil vem vivendo uma verdadeira ressurreição do som pesado, sincero e puro cantado em português, com a dose certa de melodia, peso, consciência e ‘pegada’, esses caras em breve mudarão a cara da cena underground que nas últimas duas décadas foram quase que completamente dominadas pelo som extremo.
  É, 2014 tá parecendo que será mesmo o ANO DO HEAVY METAL CANTADO EM PORTUGUÊS!










Um comentário: