terça-feira, 29 de dezembro de 2015

LEMMY IS DEAD, A MORTE DO IMORTAL!


  Nem sei como começar esse texto, dá vontade de começar com um palavrão bem sonoro. Já tinha encerrado as postagens de 2015 pra Toca do Shark, até o vídeo de final de ano já foi postado, mas a velha de capuz preto e foice na mão resolveu fuder com nosso reveillon, taquipariu viu!
  Curiosamente o primeiro som do MOTÖRHEAD que conheci não era o Lemmy quem cantava, lembro bem, gravei no rádio, era 'Step Down' do disco "Bomber" de 1979 que era cantada por 'Fast' Eddie Clarke, guitarrista da formação clássica. Mas foi só o primeiro passo pra eu me afundar nesse submundo, grotesco, grosso, sujo e marginal chamado MOTÖRHEADBANGERS. Lemmy se tornou um dos meus prediletos, e quem não desejava vê-lo ao vivo tinha sérios problemas mentais, porque não dá pra explicar o cara ser fã de Rock pesado (não vou falar em metal, Lemmy que era Lemmy chamava tudo de ROCK AND ROLL) e não querer ver o MOTÖRHEAD de perto. Pois bem, quando anunciaram que o MOTÖRHEAD tocaria na terceira edição do festival Phillips Monsters of Rock eu já trabalhava de office-boy e me vi na obrigação de ir naquele fest e o fiz, vestido com a minha primeira peita do MOTÖRHEAD, com a capa do álbum "1916" (de 1991) eu vi pela primeira vez o corôa mais porra-louca do Heavy em ação. Uma experiência que em 2016 estará completando 20 anos e irei textualizar na época devida, como foi tudo aquilo!
O que sobrou da tal peita sagrada.
  Quatro anos depois lá ia eu de novo ver o MOTÖRHEAD mas dessa vez era só eles ao vivo numa casa fechada, a saber o recém inaugurado Credicard Hall de SP e o MOTÖRHEAD foi o primeiro show de Metal que a casa abrigou, os seguranças não sabiam como agir e na hora que a casa foi aberta, eles simplesmente deixaram todo mundo entrar correndo sem serem revistados uma loucura, eu, que estava com mais dois camaradas, corremos pra frente do palco e colamos na grade, ali eu descobri o que poderia ter avariado meus tímpanos, mesmo tendo ido à tantos outros shows de peso antes, nunca fui num tão alto até então. Lemmy, Mikey Dee e Phil Campbell simplesmente subiram no palco e os dois da linha de frente rodaram até o talo todos os botões dos seus amplificadores deixando o pau comer até o fim do show desgracento que se seguiu, o lendário 'Murder One' ali do lado, imponente, fazia par com o também gigante Rickenbacker, e Lemmy também gigantesco com suas botas de cowboy e chapéu era um só com aquele pedestal nas alturas, que experiência indescritível, experiência essa dezenas de vezes repetidas no Brasil desde 1989 quando tocaram aqui pela primeira vez, e que proporcionou a milhares de Rockers a chance de se encontrarem na 'presença de Deus', uma piada legal que começou com o filme 'The Airheads' ou, 'Os Cabeça-de-Vento' estrelado por Brendan Frasier e um estreante Adam Sandler em 1994, procurem no youtube e descobrirão do quê estou falando. (https://www.youtube.com/watch?v=bkBDkwa_WrU)

  Por fim, esse ano era pra ele ter marcado presença em mais uma edição do Monsters of Rock em SP, mas poucos minutos antes de subir ao palco, passou mal do estômago e foi levado às pressas ao hospital, deixando a banda incumbida de tocar com convidados como Paulo Junior do SEPULTURA empunhando seu clássico contrabaixo e Andreas Kisser na voz entre outros, mas a única banda que falou sobre ele e o homenageou mesmo foi o MANOWAR no segundo dia do festival, enfim, foi uma ausência fortemente sentida nesse festival, mas não tão fortemente sentida como sua passagem, na última noite, ontem veio a notícia direta do Eddie Trunk, apresentador do That Metal Show, não tinha como duvidarmos, Lemmy, que fez 70 anos há poucos dias e descobriu um câncer avassalador em seu interior há menos de 4 dias tinha morrido, pô, não foi só Lemmy que morreu, foi toda uma geração, foi o MOTÖRHEAD que morreu, como será a cena sem a notícia de mais um disco de inéditas do MOTÖRHEAD sendo lançado a cada dois anos, sem as respostas simples, diretas e ácidas que Lemmy proferia em cada entrevista? Como vamos viver sabendo que nunca mais poderemos ver o MOTÖRHEAD ao vivo? Sei lá, tempos nebulosos esses em que vivemos desde o ano 2000, pare pra pensar em quantos ídolos, veteranos, mestres e criadores perdemos desde a virada do século? Incontáveis e tá piorando cada dia mais... isso não tem volta, e nada para tapar essas lacunas deixadas...
O nome do documentário sobre sua vida
  Lemmy viveu como queria, (já viram o documentário sobre ele?), não se arrependeu de nada, então só nos resta celebrar sua história, sua vida e sua obra ouvindo suas músicas no volume mais alto possível e passar adiante às novas gerações essa obra inigualável, pois ele, à essas horas já se re-encontrou com Ronnie Dio, Joey Ramone, seu parceiro que morreu também este ano, Philty Animal Taylor e até seu ex-patrão Jimi Hendrix pra uma Jam gigantesca e eterna, se o tempo fechar nos próximos dias, saberemos que o peso das nuvens tem explicação.

  LONGA VIDA AO LEMMY, LONGA VIDA AO MOTÖRHEAD!!!!!!!!!!!!!!!!
Primeira fonte da terrível notícia, um tweet de Eddie Trunk (That Metal Show - VH1)


Uma das mais recentes fotos de Lemmy, tirada esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário