quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O nascimento do 'Projeto Coda' - PATRULHA DO ESPAÇO (2000)

  Em 2000, o Coda On Line completaria 2 anos de muito sucesso no ar e Eduardo e Júnior resolveram fazer um show de comemoração e dessa ideia surgiu o famoso 'Projeto Coda' e a banda escolhida por eles foi a veterana e renascida PATRULHA DO ESPAÇO, mas porquê um nome tão desconhecido da galera daquela atualidade para estrear na primeira festa do programa? Simples, primeiro porque eles eram fãs declarados desta grande Lenda do Rock Pesado Brasileiro, segundo porquê era uma constante as músicas da Patrulha na programação do programa desde o começo, então a banda não era tão desconhecida assim do público alvo que eram os ouvintes do programa e principalmente porque a banda ressurgia de um hiato de 9 anos, sim a Patrulha do Espaço estava de volta na ativa e com um excelente disco na praça, chamado 'Chronophagia' esse disco trouxe a nova line-up, formada pelo fundador Rolando Castello Jr. (bateria) ao lado do outro veterano Luiz Domingues (baixo/voz) que tinha tocado com o Joelho de Porco, Língua de Trapo e A Chave do Sol (e futuro Pedra e Kim Kehl e os Kurandeiros) entre outras e mais dois novatos talentosíssimos que vieram duma banda chamada Jardim Elétrico (faziam um Rockão Lisérgico e Progressivo) chamados Rodrigo Hid (guitarra, vocal, órgão, teclados, futuro Banda Pedra) e Marcello Schevanno (guitarra, vocal, flautas, órgão e teclados, futuro Carro Bomba). Visto tudo isso somamos aí o intuito principal de Eduardo e Júnior com o programa que era catequizar a molecada com o Bom Rock produzido no Brasil desde sempre.
  Contatos e contratos acertados eis que no dia 10 de Novembro de 2000 'a nave' (como a banda é comumente chamada pelos fãs) pousava pela primeira vez em Mogi Guaçú, exatamente às 16:00 hs duma sexta-feira em frente à Tempo Clube (uma discoteca desativada de Mogi Guaçú) com todo seu aparato sonoro, setentista, psicodélico e esotérico para um grande show naquela mesma noite. Acompanhando os 4 músicos vieram os roadies Daniel 'Kid' e o Samuca que acabou virando um brother meu e que invariavelmente encontro nos 'rolês da estrada' até hoje com grande satisfação. Na verdade esses envolvidos , ou seja, os músicos desta formação da Patrulha acabaram criando um vínculo muito estreito com a equipe do Coda e viramos grandes amigos, principalmente Eduardo e eu que os recebemos pessoalmente naquele dia, até hoje tenho contatos com Luiz Domingues e Marcello Schevanno é outro que sempre encontro pelos shows por aí, Júnior (o batera da banda) até hoje se mostra muito solícito com todos nós e Rodrigo Hid (que montou o Pedra com o Domingues após a saída do Patrulha dada em 2007) também tem grande satisfação ao entrar em contato conosco até hoje.

Luiz Domingues, Rollando Júnior, Rodrigo Hid, Marcello Schevanno
  Chegada a banda na Tempo Clube, montaram o palco, passaram o som e após tudo isso vieram atender a mim (que na época ainda não era do cast oficial do Coda e sim membro único do programa 99 Rock Machine) e à uma repórter do jornal local chamado Gazeta Guaçuana para entrevistas. Deixei a distinta moça do jornal local entrevistá-los antes de mim, para eu ter uma certa liberdade de entrevista após a avalanche de bobagens que ela proferiu à banda, como perguntas vazias do tipo "Como vocês se sentem em relação ao não convite para o Rock in Rio 3?" (que rolaria dali 2 meses) e o Júnior ironizando a moça dizendo que aquela escalação do Rock in Rio era mais uma Disneylândia do que um festival de Rock verdadeiro.... Agruras do tipo eram fáceis de sair da boca deles todos em direção à tamanhas asneiras que a moça derramou naquela tarde. Tive o prazer de fazer uma entrevista de tamanho considerável com eles e ainda por cima acompanhar o maravilhoso espetáculo lisérgico que era o show da banda naquela época, com direito à todos os clássicos da banda, aliados a homenagens ao eterno criador da banda em 77 Arnaldo Dias Baptista (se você não sabe quem é, procure se informar, a internet está aí pra isso.), lembranças de OS MUTANTES com uma versão infinita de 'Ando Meio Desligado', infinitamente melhor que a do Pato Fu (que havia regravado esta pérola na época e vivia tocando nas FMs), muitas jams, muitos incensos e boas companhias, pois o show não lotou, mas tinha muitas pessoas agradáveis espalhadas pela casa acompanhando este show que ficou nas memórias de quem viu.


  A abertura do show ficou por conta da banda local de hardcore Godzilla  e a banda de mesmo estilo rRuga (escrito assim mesmo com dois rRs) que fizeram  shows 'curto e grosso' e nada mais, como segue a tradição das bandas daquele segmento, não foram shows ruins, não confundam, mas foi uma junção que não combinou, mas valeu a intenção dos produtores de mesclar os públicos distintos, pena que o pessoal Hardcore não compareceu em massa, ao contrário dos fãs do bom e velho Rock and Roll tradicional que vieram em um número considerável, poderia ter sido melhor o público, mas mesmo assim a banda botou pra fuder e saiu de lá de alma lavada. Ainda atendeu uns fãs no camarim após o show e no dia seguinte no hotel ainda me atenderam pra uma outra entrevista pois a que eu tinha feito no dia anterior eu consegui, num passe de burrice, deletar do gravador de MD ( uma espécie de mini-CD que existia nos anos 90 e que era muito usado nas rádios, tecnologia de ponta em 1998 e 99.... hehehehehe.
  Resumindo, prejuízo financeiro pros produtores do Coda, mas lucro intelectual e social, pois como eu disse, tivemos uma aula ímpar de como se fazer Rock'n'Roll setentista sem soar datado e mais uma vez o saldo maior foram as amizades que ficaram dos músicos com a produção do Coda On Line (e com o bicão que vos fala). Depois disso ainda fui vê-los tocar no Delta Blues Bar em Campinas, uns 8 meses depois o que rendeu uma negociação de mais um show em Mogi Guaçú, dessa vez com a minha banda WILD SHARK na abertura, pois, ambas lançavam seus respectivos CDs, eles o 'Dossiê Vol.4' e nós a nossa única demo-EP autointitulada, amparados pela banda local de Hard Rock  Le Fou, pelo menos dessa vez não teve conflito de estilos, pois as 3 tocavam Rockão das antigas. Essa gig foi uma parceria das bandas WILD SHARK/PATRULHA DO ESPAÇO, sem ligação com o Coda On Line (apenas divulgaram o show para a gente), mas, até hoje muita gente considera esse show mais um Projeto Coda, tamanha a ligação da banda com o Programa. Esse show renderá um post só pra ele, mas fica pro futuro.
  No próximo post, PROJETO CODA 2 com a primeira (de muitas) vinda da banda das VELHAS VIRGENS pra esses lados...confiram.

no hotel com a PATRULHA DO ESPAÇO

Eduardo Maia e seu filho com o PATRULHA DO ESPAÇO



Nenhum comentário:

Postar um comentário