domingo, 22 de setembro de 2013

15 ANOS DE "PSYCHO CIRCUS" - O Disco.

  


  Há exatamente 15 anos atrás era lançado o tão aguardado disco da reunião da formação original do KISS!
  "Psycho Circus" era o primeiro disco que trazia os 4 mascarados originais (ao menos na capa) desde 1980 quando lançaram "Unmasked" e isso gerou uma expectativa acima da média naqueles deprimentes anos 90.
  Tudo começou nas famosas KISS EXPO nos idos de 94 e 95 quando Gene Simmons e Paul Stanley, no auge da carreira sem máscara, curtindo a ressaca de "Revenge" e "Alive III" começaram a convidar vez por outra Peter Criss ou Ace Frehley a participarem destas enormes convenções para fãs. Com esses encontros esporádicos surgiram os boatos de uma reunião da formação original com maquiagens e tudo o mais, como nos 70's. E eis que em 1995 a MTV anuncia um show do KISS no seu programa de sucesso "MTV Unplugged" e nesta data eles 4 finalmente se reuniram num enorme sucesso que rendeu no ano de 1996 o anúncio da tão falada tour de reunião e no ano e meio seguinte eles tocaram e idealizaram o disco que viria a ser lançado no dia 22 de setembro de 1998.
  11 dias depois eu já estava com o meu tão sonhado e aguardado "Psycho Circus" importado e com a capa em 3D nas minhas mãos.
  Ouvi tanto esse play que decorei cada, nota, cada frase, cada palavra, cada letra, cada suspiro de cada canção.
  Todos sabem qual é o play-list, mas eu vou falar o que eu acho sobre:
1 - 'Psycho Circus' a faixa título abre o disco com uma musiquinha de realejo, aquelas que lembram mesmo um circo de horrores e meu, que espetáculo vem à seguir com Paul Stanley a plenos pulmões, nos arrepiando com sua bela performance, inclusive ao vivo.
2 - 'Within' traz o demônio à tona e Gene tenta recriar aquele clima soturno que só ele sabia fazer. Na turnê 'Psycho Circus Live 3D Tour' essa música tomou o trono de 'God of Thunder' e fazia Gene voar e vomitar sangue, mas não funcionou nas próximas tours, voltando 'God of Thunder' ao seu posto que vez por outra cedia lugar a 'I Love it Loud' também.
3 - 'I Pledge Allegiance to the State of Rock and Roll' é uma maravilha onde Paul jura eterna devoção ao Rock and Roll bem ao estilo americano de patriotismo, mas aqui o estado é bem mais viável. Puta som, Puta performance do Starchild!
4 - 'Into the Void' trouxe diretamente do espaço de volta o nosso guitarrista-espacial predileto, Space Ace cantou como antigamente e esta se tornou a faixa que ele usou no seu vôo espacial ao vivo, no lugar de 'Shock Me' durante a turnê. Digna de nota.
5 - 'We Are One' é a mais radiofônica das faixas deste play. Com Gene Simmons cantando a bela melodia que honrava a máxima dos "4 que são 1", unindo Demon-Starchild-Space Ace e Catman na unidade KISS de força, como nos quadrinhos que foram lançados inspirados nesta saga. Vale muito a pena ter esta canção no seu playlist do dia-a-dia.
6 - 'You Wanted the Best' aquela famosa frase que todo Kissero sabe de cor virou um outro hino desta fase, sendo louvável justamente pelo fato de que tem os 4 cantando juntos e anos depois ficamos sabendo que esta foi a única canção que os 4 gravaram juntos neste disco. Sim, mais pra frente eu conto essa.
7 - 'Raise Your Glasses' é outra que me emociona. Esse disco poderia ser uma espécie de álbum conceitual sobre auto-ajuda ou autoestima Kissera, afinal, as letras estão de matar e as interpretações também, principalmente se tratando de Paul Stanley.
8 - 'I Finally Found my Way' foi a tentativa de Peter Criss repetir o sucesso de 'Beth', claro que isso nunca aconteceria, mas não deixa de ser uma bela balada emotiva ao piano com o impecável vocal do Gato que já não tocava mais como antes, mas sua voz, superava esses pormenores físicos.
9 - 'Dreamin' foi a polêmica do disco. Composta por Stanley e Bruce Kulick (ex-guitarrista da banda, como todos sabem) ela foi acusada de ser uma espécie de plágio de 'Eighteen' de ALICE COOPER, mas, apesar de tudo, eles se acertaram na surdina, o KISS e tia ALICE e deixaram a imprensa sensacionalista no vácuo e os fãs com mais uma bela canção interpretada genialmente por Starchild.
10 - 'Journey of a 1,000 Years' fecha o disco com uma canção não muito comum para Gene interpretar. Cheia de reflexões e indagações filosóficas, ela é atmosférica e parece que te leva mesmo à uma jornada por dentro da alma do cara por trás da máscara de demônio mais famosa do mundo.
Encartes das duas edições, acima a original e abaixo a nacional com capa simples.
   Anos depois, mais precisamente em 2002 e 2003 vários escândalos surgiram na imprensa alegando que os 4 originais não gravaram o disco todo e sim vários músicos de estúdio contratados, entre eles os ex integrantes Eric Singer (bt) e Bruce Kulick(g) o que foi prontamente desmentido pelo próprio Eric quando veio ao Brasil em 2003, dizendo que ele próprio não gravou nada e sim um velho amigo dele chamado Kevin Valentine que gravou quase  todas as partes de bateria do disco, com exceção de 'Into the Void' e 'Journey...' que Peter mesmo gravou. Mas Bruce sim gravou tres, 'Within', 'Journey...' e 'Dreamin'.
  as únicas que contou com os 4 juntos foram 'You Wanted the Best' (com Peter somente nos vocais, deixando os tambores para Kevin) e 'Into the Void' de Ace Frehley que fez questão de ter o amigo de longa data nos tambores, talvez isso explique tudo.
Encarte da Mcfarlane Toys que vinha juntamente com os bonecos inspirados nas HQs do disco.

  O disco ainda foi lançado no Brasil no ano seguinte nas vésperas do show do KISS em Interlagos/SP (que ocorreu na fria noite de sexta-feira 17 de Abril de 1999) numa edição exclusiva pro país, dupla, ela vinha com um CD extra com 6 faixas gravadas em dezembro de 98 em Indianápolis, uma pequena amostra do que os brasileiros poderiam esperar deste show, mas a capa que era a mais legal veio simples pro nosso país, sem nenhum efeito de 3D. Brasil sempre ficando pra trás.
"Psycho Circus" gringo e nacional.

Disco bônus na edição brasileira.

  O disco contou com a produção de Bruce Fairbairn que veio a falecer no ano seguinte exatamente um mês após o show no Brasil, 17/05/99 de causas não divulgadas.
  Goste você ou não deste disco lançado ainda pela Mercury/PolyGram que seria comprada em 1999 pela Universal Records, temos que admitir que ele tem um lugar especial na discografia desta instituição artístico-finaceira chamada KISS e um especinho também exclusivo nas prateleiras do KISS ARMY e seus soldados, ainda mais os brasileiros, pois foi este disco que trouxe a formação original pela única vez ao Brasil.
  Parabéns "Psycho Circus" pelos seus 15 anos de sucesso, parabéns KISS ARMY! 


Memorabília da época do show no Brasil


Box limitado da época com VHS, óculos 3D e CD extra.

CDs, full-lenght e singles, várias versões.

Um comentário:

  1. MUITO BOM ESTE ALBUM DO KISS E MELHOR AINDA FOI O SHOW 3D QUE PRESENCIEI NO AUTODOTROMO DE INTERLAGOS

    ResponderExcluir